Vereador de Restinga Sêca propõe escola de referência em educação inclusiva

Na sessão da última segunda-feira, dia 14, o vereador Norton Soares (MDB) apresentou proposta para que o município transforme pelo menos uma escola municipal em referência para a educação inclusiva. Em 2021, o parlamentar foi autor de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que incluíram, pela primeira vez no orçamento do município, a previsão de reserva de recursos especificamente para a implantação de programa permanente de acolhimento e convivência com a pessoa com deficiência na escola.

A proposta trazida à tribuna da Câmara consiste em focar os investimentos públicos desta área em uma escola municipal (ou até duas) que passaria a ter melhor infraestrutura e melhor qualificação de sua equipe para trabalhar em um ambiente compartilhado por alunos típicos e alunos com algum tipo de deficiência. Desta forma, o recurso público seria otimizado e o resultado seria mais efetivo para os alunos com necessidades especiais e suas famílias, oferecendo melhor acolhimento e melhorando também as condições de aprendizado.

O vereador mencionou as dificuldades que alunos com deficiência têm enfrentado no retorno das aulas presenciais para conseguirem integrar-se plenamente ao ambiente escolar. Segundo Norton, a ideia lançada não está pronta e precisa de envolvimento de vários setores. “Não tenho uma fórmula mágica. Não sou o dono da verdade e nem pretendo ser, mas entendo que precisamos trazer esse debate à tona para juntos encontrarmos um caminho que entregue soluções de verdade a essas crianças e suas famílias. Vamos ter que sentar pra conversar com educadores especiais, com o Conselho Municipal de Educação, o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Câmara, Secretaria de Educação, enfim, todos nós precisamos construir esse caminho”, disse na tribuna.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com