Com a participação de centenas pessoas foi realizado nos dias 22 e 23 de junho, em Vale Vêneto, o 2º Encontro da Família Dotto. Entre muitos abraços, sorrisos e lembranças, o encontro oportunizou um momento para rever e conhecer familiares, bater papo, fazer novos amigos e principalmente, manter viva a história da família e dos antepassados chegados a região há cerca de 140 anos.
A programação iniciou na sexta-feira, dia 21, com jantar na Sociedade Caravel. No sábado, dia 22, foi realizado almoço na Sociedade Caravel, seguido de inauguração de uma placa em frente a propriedade de Rubens Dotto. E, à noite, teve jantar no Salão Paroquial.
No domingo, dia 23, a programação teve sequencia com missa de ação de graças, celebrada pelos padres Ruben Dotto e Romildo Girardi. A Igreja Matriz Corpus Christi esteve repleta de descendentes da família Dotto, vindos de inúmeras cidades do Rio Grande do Sul e de outras regiões do país, como Brasília, Acre, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e também do Uruguai.
De acordo com a integrante da comissão organizadora do evento, Estela Dotto, assim como no primeiro encontro realizado em 2017, a celebração religiosa também foi repleta de simbologia. “No primeiro encontro, buscamos mostrar aos presentes, como foi a vinda do nosso patriarca Giuseppe Dotto, o porquê partiram da Itália, o que encontraram e como se ajeitaram aqui no meio do mato. No encontro de hoje estamos priorizando a família, as tradições, os costumes”, explicou Estela.
A missa teve início com a entrada das bandeiras do Brasil, da Itália, do Rio Grande do Sul e da região do Vêneto, seguidas do estandarte com o brasão da família Dotto. Os costumes e a união familiar foram representados por uma família de quatro gerações: pais, filhos, netos, e bisnetos.