Previous
Next

UFSM Silveira Martins tem exposição e atividades do Museu do Holocausto em outubro

A exposição itinerante “Entre Aspas” ocorrerá de 1º a 30 de outubro, na Sala de Exposições Nelson Ellwanger, na UFSM Silveira Martins. Trata-se de uma parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba. A exposição reúne trechos de depoimentos e entrevistas de sobreviventes do Holocausto.

As relações de trabalho entre a UFSM e o Museu do Holocausto de Curitiba tiveram início com a elaboração do projeto de doutorado do acadêmico Elivélton Krümmel (PPGL), no início deste ano. O projeto está provisoriamente intitulado “Travessias pelos corredores da memória: o Museu do Holocausto na sua constituição discursiva e política”.

Agora, uma das exposições itinerantes do acervo do museu está na região. Assim como as demais exposições do museu, ela possui o objetivo de, através das diretrizes conceituais e curatoriais, narrar o Holocausto, prezar por histórias de vida, de superação. A premissa que rege o museu é a de “Educar para que nunca se repita”.

A visitação é gratuita. Escolas e comunidade em geral são convidadas para a exposição. Grupos com mais de 15 pessoas precisam agendar a visita pelo telefone (55) 3224-4701.

Além da exposição, nesta terça-feira, dia 1º de outubro, o representante do Museu do Holocausto, Michel Ehrlich, do Departamento de História do Museu visita a exposição. No dia 22 de outubro haverá conferência do diretor do Museu do Holocausto, Carlos Reiss, na Jornada Acadêmica Integrada (JAI), sob o título de “O Universalismo da Shoá: por que transmitir o Holocausto no século XXI”, e lançamento de seu livro, intitulado “Luz sobre o Caos: educação e memória do Holocausto”. E no dia 23 de outubro terá encontro com o curador da exposição “Entre Aspas”, Carlos Reiss, diretor do Museu, em Silveira Martins.

 

Fonte: UFSM

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com