Previous
Next

UFSM firma parceria para Plano de Manejo do Monte Grappa, em Ivorá

Na última semana foi realizada uma reunião, no Gabinete do prefeito de Ivorá, Saulo Piccinin, para tratar sobre o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Monte Grappa.

O objetivo é elaborar o Plano de Manejo de forma participativa, considerando a capacidade de análise e de planejamento do processo, desenvolvendo diagnósticos e programas analíticos para responder aos desafios de Gestão.

A reunião contou com a presença da representante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professora do Núcleo de Estudos de Áreas Protegidas (NEAP),  Suzane Marcuzo.  Participaram também o vice-prefeito, Jordano Moro e a secretária Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cheila Zanon.

“O Plano de Manejo é um documento gerencial e técnico importante para que a área protegida cumpra com seus objetivos. Nessa perspectiva, o Parque Natural Municipal Monte Grappa, que faz parte da zona núcleo do corredor ecológico da Quarta Colônia e está inserido no Geoparque Quarta Colônia aspirante Unesco, traz em seu histórico de criação uma parceria firmada entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Administração Município de Ivorá, onde está localizado. Desde o processo, junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA)/RS, a UFSM representada pelo NEAP do Curso de Gestão Ambiental do Colégio Politécnico, realizou os diagnósticos de biota e capacidade de carga turística para a concepção do Parque Municipal”, destacou a professora, Suzane  Marcuzo.

De acordo coma professora Suzane, participam também pesquisadores do Curso de Geografia, que realizaram levantamentos do Monte Grappa enquanto monumento geológico, bem como diversos geosítios localizados próximos à unidade de conservação. “Por sua vez, é uma oportunidade para os alunos de cursos das áreas envolvidas na elaboração do Plano de Manejo vivenciarem a prática e aprofundarem o ensino-aprendizagem de diversas disciplinas relacionadas, resultando em estágios, trabalhos de conclusão de Curso e até mesmo dissertações de mestrado”, completou a professora.

A dirigente dos núcleos de  Cultura, Desporto e Turismo, Edicléia Iensen Cherobini, que também é engenheira Florestal, salientou que o  Monte Grappa é reconhecido pela sua importância turística, através da Lei Municipal 139/1991 e definido como Sítio de Caráter Natural, Paisagístico e Patrimônio Natural do Município, conforme Lei Complementar 01/2010 (Plano Diretor). “O local é conhecido por apresentar uma trilha chamada de Via Sacra, que atrai  pessoas,  que  buscam  contato com a natureza e espiritualidade”, finaliza a dirigente.

Fonte: Prefeitura de Ivorá

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com