Previous
Next

Tese de doutorado em Geografia integra patrimônio natural e cultural da Quarta Colônia em propostas de roteiros geoturísticos

Uma maquete da Quarta Colônia de quase nove metros quadrados está em processo de montagem no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica – Cappa, em São João do Polêsine.

A estrutura é produto da tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia, do professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Dilson Cecchin, que tem o objetivo de integrar patrimônio natural e cultural da Quarta Colônia em roteiros geoturísticos. Os principais pontos de interesse patrimonial estarão sinalizados na maquete que, em breve, estará pronta e disponível para visitação.

O maquetista e aluno do curso de Arquitetura, José Dalcin, trabalha na montagem da maquete. Foto: Dilson Cecchin

A tese de doutorado, orientada pelo professor Adriano Severo Figueiró, será defendida em agosto desse ano e está em sintonia com a proposta de implementação do Geoparque Quarta Colônia. “Como estava surgindo o projeto do Geoparque, achei que era o momento de trazer o meu conhecimento sobre patrimônio em um trabalho que desse algum retorno para a região. Quem vai a um geoparque, da mesma forma que poderá ver uma cachoeira, uma gruta, ou qualquer elemento natural, também pode visitar locais de interesse do ponto de vista cultural”, conta Cecchin.

Em sua pesquisa de mestrado, Cecchin já havia trabalhado com o patrimônio cultural da Quarta Colônia analisando o desenho dos antigos sobrados históricos. Agora o pesquisador foi a campo para reavaliar os pontos mapeados pelo Levantamento de Edificações de Interesse Histórico da Quarta Colônia, feito em 2009 pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus). A partir daí foi possível criar um mapa do patrimônio cultural que considera os locais com maior interesse patrimonial. Os roteiros geoturísticos estão sendo pensados a partir do cruzamento deste mapa com um segundo: o mapa do patrimônio natural, elaborado a partir de uma dissertação defendida em 2016 pela agora doutoranda Djulia Ziemann, que elencou 24 geossítios (local com valor geológico ou palentológico) com potencial para visitação na região.

Os pontos mais representativos e de maior valor turístico desses roteiros estarão sinalizados em uma maquete com quase nove metros quadrados. A maquete está em processo de construção há mais de um ano pelo maquetista e estudante de Arquitetura José Dalcin, no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA), em São João do Polêsine. A partir do mês de agosto quem visitar o local poderá ver, em pequena escala, o relevo, os cursos hídricos e as estradas de acesso de toda a Quarta Colônia.

Ainda está nos planos a ideia de expandir o trabalho para um aplicativo que congregue informações e a localização de cada ponto dos roteiros turísticos, o que está sendo planejado em parceria com a doutoranda Julia Ziemann e os professores André Soares e Enio Giotto.

E não para por aí: com grande gosto pelas artes, o professor tem se dedicado à pintura de aquarelas com as paisagens da Quarta Colônia que serão apresentadas em forma de cartão postal e poderão ser reproduzidas como geoprodutos, ou seja, produtos que fazem alusão ao patrimônio natural e cultural da região. Entre os cenários pintados estão os casarios e sobrados que são seu objeto de pesquisa há bastante tempo.

De acordo com Cecchin, muitas dessas edificações, que estão dispersas pelo território, não são preservadas e estão se perdendo em função das intempéries e da falta de manutenção.

Para Cecchin a estratégia de integração com o patrimônio natural em um Geoparque é uma possibilidade de valorização desse importante bem material e histórico. “O Geoparque tem a força necessária para unir as comunidades com o objetivo do desenvolvimento turístico e pode beneficiar muito a região”, acrescenta o pesquisador.

Fonte: UFSM  

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com