A Societá Italiana di Dona Francisca comemorou no dia 23 de novembro seu 24º aniversário de fundação. Criada com o objetivo de resgatar e preservar o patrimônio cultural dos imigrantes que colonizaram o município, provenientes, na grande maioria, da região do Vêneto, Itália.
Nesse período de existência, a entidade realizou muitos eventos com o fim de atender os princípios estatutários, tais como: cursos de Língua Italiana, acordo de ”Gmellaggio, jantar típico italiano, filós comunitários, excursões, intercâmbios e homenagens. Há 17 anos, por ocasião da celebração do aniversário de fundação, concede o diploma D’Onore a pessoas que contribuíram no fortalecimento e difusão da cultura dos antepassados.
Em 2019, a homenagem foi para: Albertina Anunciata Fantinel, Anayr Maria Trojan Cassol, Gotardo Sônego, Gema Maria Cassol Possel e Maria Rosa Rampelotto Martins, todas com 91 anos.
Em sua mensagem, o presidente da Società Italiana, Ery Rampelotto, disse “Este encontro tem duas razões fundamentais: comemoração da data de fundação da entidade e demonstração de reconhecimento público para pessoas que sempre valorizaram e colaboraram para que a história e a cultura, dos nossos avós e bisavós, possa ser prolongada em nossa memória e das futuras gerações.”
Para finalizar, Rampelotto agradeceu a presença de todos, homenageados e familiares, membros de diretoria e associados e destacou as entidades parceiras: Prefeitura Municipal, Coral Vozes do Vale, Conselho Paroquial, Escola Estadual Maria Ilha Baisch, Banrisul, Sicredi e Rádio Franciscana FM.
“Quem não conhece sua história, não a valoriza e, certamente, não sabe de onde veio, nem para onde está indo, muito menos, aonde quer chegar”.
Fonte: Societá Italiana di Dona Francisca