A Emater de Silveira Martins realizou no dia 25 de outubro, o VI Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar. O evento acontece a cada dois anos nos municípios da Quarta Colônia e este ano teve a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do município de Silveira Martins.
A programação iniciou à tarde junto ao Clube Agrícola e Recreativo de Silveira Martins, com palestrantes do Escritório Central da Emater e da UFSM. De acordo com a engenheira agrônoma da Emater de Silveira Martins, Katiule de Moraes, oito municípios se fizeram presentes: “Foi mais um grande evento em nosso município. Recebemos oito municípios da nossa região. É um em fórum conjunto e que acontece a cada dois anos, sempre sediado em um lugar diferente”, destacou.
Esse ano o tema central do evento foi a importância das sementes crioulas, explanado pelas guardiãs do município de Ibarama: “Viemos dividir esse conhecimento, essa experiência com outras pessoas, e incentivar que façam esse trabalho e que passem para seus filhos e os jovens. a importância de uma alimentação saudável e de preservar isso”, ressaltou uma das guardiãs das sementes crioulas, Joelita Puntel.
Representantes da Universidade Federal de Santa Maria e da Emater também realizaram palestras sobre as experiências das sementes crioulas na Região Central do Estado: “Nós, da UFSM de Silveira Martins, compomos uma das palestras e vamos falar sobre a experiência dessas sementes crioulas na Região Central. Temos um projeto aqui na UFSM que é o Banco Público das Sementes Crioulas e que estamos estimulando, com eventos como este, a conservação das sementes crioulas pelos agricultores, como uma forma de promover sua segurança alimentar e a soberania alimentar do País”, observou a professora Lia Reiniger, coordenadora da UFSM Silveira Martins.
Foi abordada ainda, sobre a importância da preservação da produção para auto-consumo, da Agricultura Familiar e o impacto econômico dessa prática.