Marcando o encerramento da 21ª Semana da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca, foi realizada na noite de segunda-feira, dia 25, a Campanha Estudantil Vereador Por Um Dia. Neste ano, nove alunos da Escola Municipal Dezidério Fuzer, de São Miguel Novo, tiveram a oportunidade de ocupar as cadeiras do Legislativo e apresentar pedidos de providências e sugestões reivindicando melhorias para suas localidades e também um projeto de lei.
A Campanha Estudantil Vereador Por Um Dia busca integrar com a comunidade as atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo Municipal, bem como, divulgar as funções e o trabalho desenvolvido pelos vereadores.
A Sessão Especial iniciou com o juramento e posse de cada um dos nove vereadores mirins, que também instituíram seus partidos políticos: Partido Democrático Criativo, Partido Dezidério Fuzer e Partido Jovem Estudantil.

Tomaram posso os alunos: Michele Fagundes da Silva (presidente), Andrey Brondani Machado (vice-presidente), Poliana Fuzer (1ª secretária), Emeline Grings (2ª secretária), Andressa Gais Dumke, Diuly Oliveira Lopez, Heron Ciliato Pozzobon, Lavínia Rockenbach Fuzer e Matias Bolzan.
Durante a Sessão Especial foi apreciado e aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o Banco de Ideias Legislativas no Município de Restinga Sêca. O objetivo é o de oferecer um serviço de interatividade entre a população e a Câmara Municipal de Vereadores, que busca estimular a participação dos munícipes ou entidades da sociedade civil na atividade parlamentar, oferecendo uma oportunidade para que venham a contribuir com suas ideias e opiniões acerca das atividades que podem ser desempenhadas no município, com sugestões de alterações na legislação vigente ou criação de novas leis, bem como pedidos e sugestões que possam ser encaminhadas ao Poder Executivo.
Entre os Pedidos de Providência apresentados, muitos pedidos de melhorias na iluminação, reformas de pontes e manutenção de estradas, nas localidades de Várzea dos Cunha, São Miguel Novo, Várzea do Meio, Três Vendas e São Rafael.
Os vereadores mirins também apresentaram sugestão para que o Executivo atenda as demandas da Escola Dezidério Fuzer, referentes ao fechamento das laterais, conserto do pilar, substituição das calhas do telhado e substituição das folhas de zinco da quadra de esportes, pintura externa da escola, desentupimento dos bueiros e criação de um laboratório de informática.
Os pedidos verbais solicitaram ao Executivo a colocação de uma tubulação adequada na Estrada Aldemar Müller, a instalação de uma academia ao ar livre na comunidade de São Miguel Novo e a disponibilidade de rede wi-fi nas comunidades do interior em pontos estratégicos.
Durante as explicações pessoais, os jovens vereadores explanaram sobre vários temas como: cultura gaúcha, vazamento de óleo nas praias e lixo jogado nos oceanos, animais em extinção, abandono de animais, depressão, racismo, desmatamento e poluição do ar, importância da pratica do esporte e agricultura familiar.

Após houve entrega dos certificados aos alunos e o pronunciamento dos vereadores, que salientaram o orgulho e satisfação em ver os jovens ocupando os lugares dos vereadores, conhecendo o trabalho do Legislativo, exercendo a cidadania para, quem sabe, se tornarem futuros políticos na defesa dos interesses das comunidades e do município.
A diretora da Escola Dezidério Fuzer, professora Adriana Ortiz, também destacou o orgulho em ver os alunos do educandário assumirem o papel tão importante de legisladores e salientou o trabalho da equipe diretiva e dos professores da Escola. “Eles se empenham, se dedicam no dia a dia para fazer uma educação de qualidade, para dar o seu melhor e a gente vê o resultado aqui, em cada aluno”, enfatizou.
Aos alunos deixou a mensagem: “Não desistam nunca. Os obstáculos e os desafios surgem na vida da gente no dia a dia, mas quem acredita, quem tem perseverança, quem quer, consegue. Vocês têm um potencial enorme e podem fazer a diferença na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país.”


