No dia 9 de agosto, a secretária de Saúde de Paraíso do Sul, Juliana Cides, juntamente com os servidores, Camila Grott, da Vigilância Sanitária e Roberto Mota, do Vigiágua, estiveram presentes no evento, Dia de Campo ‘Promovendo Saúde’, na comunidade rural de São Rafael, em São Sepé.

No encontro foi abordada a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos agricultores durante a aplicação de agrotóxicos na lavoura, além de outras questões de saúde.
“Viemos até o evento para levar experiências para implantarmos o Vigisolo – Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Áreas Contaminadas – pois temos plantadores de fumo, de soja, arroz, milho e outras culturas, sendo a agricultura a base da economia do município. Este assunto é de suma importância, pois os nossos agricultores não têm informações sobre a necessidade do uso dos EPIs, e do mal que os agrotóxicos causam à saúde. No nosso Posto de Saúde existem inúmeros casos de intoxicação por agrotóxicos”, declara a secretária Juliana Cides.
A intoxicação por agrotóxicos a longo prazo pode causar problemas de saúde graves como: alteração do sangue e do funcionamento do fígado, dos rins, dos ovários e da próstata, problemas respiratórios, aborto, malformação, impotência, depressão e risco aumentado de câncer. Por isso a importância da implantação do Vigisolo e da conscientização da população sobre a necessidade de todos os cuidados com o manuseio dos agrotóxicos para proteção da saúde do trabalhador.
Fonte: Prefeitura de Paraíso do Sul