As festividades em honra a Nossa Senhora da Salete em São João do Polêsine serão mais especiais neste ano de 2019, pelas comemorações aos 50 anos de criação do Monumento em honra a padroeiro dos agricultores.
O assunto foi destaque no programa Olho Vivo da Rádio Integração na manhã desta quinta-feira, dia 5, com a participação do pároco de São João do Polêsine, padre Aristeu Pivetta, do presidente do Conselho Paroquial, Carlos Miguel Felice, integrante do Conselho Paroquial, vereador Assis Cadore.

Padre Aristeu Pivetta, Presidente do Conselho Paroquial, Carlos Miguel Felice, Assis e Sonia Cadore e os integrantes da equipe da Rádio Integração, Rafael Rosa e Norton Avila
Durante a entrevista, padre Aristeu lembrou o Monumento em honra a Nossa Senhora da Salete foi criado pelo padre da época, Antonio Soldera, in memorian e um grupo de agricultores. Quando da sua inauguração em 1969, São João do Polêsine ainda pertencia paróquia de Vale Vêneto. A Paróquia São João Batista foi criada dois anos depois, em 26 de setembro em 1971.
Outro destaque na entrevista foi o empenho e dedicação do grupo de voluntários, que há vários dias trabalham no preparo de cucas, bolachas, doces e outros quitutes que serão comercializados nos dias das festividades.
A programação da 50ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora da Salete inicia na noite de sábado, dia 7, às 19h, com procissão luminosa da Igreja Matriz até o Monumento. No domingo, dia 8, as festividades iniciam às 08h30min com saída dos Trilheiros No Limite. Às 09h30min tem início a procissão com saída da Igreja Matriz até o Monumento, onde será celebrada missa em Ação de Graças e bênção das sementes. Ao meio-dia haverá almoço no Salão Paroquial. Às 15h terá missa da Saúde no Monumento, com transmissão da Rádio Integração. E às 16h, domingueira no Salão Paroquial com a Banda Mania.com.
A expectativa é de que um grande número de fiéis de toda a região prestigie as festividades religiosas e gastronômicas. O cardápio do almoço terá risoto, bife a milanesa, galeto, saladas diversas, pão e cuca
Para marcar os 50 anos do monumento, foram confeccionadas capelinhas de Nossa Senhora da Salete, que serão comercializadas nos dias da festa, pelo valor de R$ 15,00. A capelinha conta no lado interno, com as imagens da padroeira dos agricultores e do monumento e no lado externo, com a oração de Nossa Senhora da Salete e datas de criação e comemoração do cinquentenário do Monumento. A intenção é de que fieis guardarem uma lembrança desta data tão importante e significativa, para a Paróquia São João Batista de São João do Polêsine.
