Santa Maria realiza no domingo, a 76ª Romaria Estadual da Medianeira

No domingo, dia 10 de novembro, Santa Maria sediará o maior evento religioso do estado do Rio Grande do Sul, a 76ª Romaria Estadual da Medianeira, promovida pela Arquidiocese de Santa Maria, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira.

O Reitor do Santuário, Padre Rubens Natal Dotto afirmou que o tema escolhido “Com Maria às pressas em missão”, teve motivação pois: “O mês de outubro, que é o mês missionário, é também, neste ano, o mês extraordinário das missões, convocado pelo Papa Francisco. E, dentro desta perspectiva o Sínodo Pan Amazônico que acontecerá em outubro, é um chamado a refletir sobre os desafios para as atitudes conscientes pela Amazônia e a evangelização que lá acontece.”

A procissão terá como ponto de partida a Catedral Metropolitana de Santa Maria, às 8h e 30min, percorrendo as principais ruas de Santa Maria até a chegada ao Altar Monumento.

A Romaria será precedida, no sábado, dia 9, às 15h, pela Missa da Saúde com bênção para os doentes, no Santuário Basílica. E a noite, acontece a Vigília, no Santuário, onde os grupos vão se suceder até às 5h da manhã de domingo, fazendo com que o Santuário permaneça aberto a noite inteira para acolher os romeiros que chegam a pé e as caravanas de todos os lugares.

Dentro do Santuário, no domingo, dia 10, serão celebradas missas de hora em hora, desde as 5h da manhã, até às 18h, inspirando devoção e piedade a todos que também fazem sua veneração, pois é ali que permanece a Imagem Milagrosa. Também acontecerão as confissões, tanto no Santuário, quanto na Cripta, com numerosos padres a disposição dos romeiros.

Em preparação à Romaria, também advém a tradicional Trezena Móvel, que reúne os fiéis em orações durante os treze dias que antecedem o evento, de 27 de outubro a 8 de novembro, sempre às 20h, percorrendo as principais paróquias da cidade levando a imagem de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Ao mesmo tempo acontece a Trezena Penitencial no Santuário Basílica, todas as manhãs às 6h15min, oferecendo a oportunidade de confissões para os devotos, intensificando assim a preparação para Romaria.

Este ano, a Missa Principal da Romaria, celebrada no Altar Monumento, será presidida por Dom Ricardo Hoepers, Bispo Diocesano de Rio Grande, concelebrada pelo Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, o Reitor do Santuário Basílica, Pe. Ruben Natal Dotto, demais padres e diáconos. Quem carregará a Imagem da entrada do Parque até o Altar Monumento serão os indígenas das tribos Caingangue e Guaranis em referência ao Sínodo para a Amazônia.  A animação da Missa será realizada pelo Coral do Santuário Basílica.

São esperados mais de 400 mil peregrinos, que além de pedir e agradecer às graças alcançadas através da Mãe Medianeira de Todas as Graças, poderão chegar até a Fonte da Medianeira e o Monumento dos 300 anos de Aparecida.

Para este grande evento de fé e devoção são esperadas caravanas de cidades do Rio Grande do Sul, outros estados e também de países vizinhos, que percorrem milhares de quilômetros para pedir graças e agradecer de perto a Mãe Medianeira.

Toda uma infraestrutura está sendo preparada em parceria com a Prefeitura Municipal, e com muito cuidado para que todos sintam-se acolhidos na Casa da Mãe. Pelo terceiro ano consecutivo, não haverá comercialização de bebidas alcoólicas o que tem favorecido para não acontecer nenhum incidente policial, sendo assim uma experiência de fé, devoção e gratidão à Medianeira.

 

Fonte: Arquidiocese de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Rádio Integração FM 98,5
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com