Doar sangue é uma atitude necessária de solidariedade, cidadania e amor. Com este pensamento o Rotary Club de Restinga Sêca, realiza neste sábado, dia 24, em parceria com o Hemocentro de Santa Maria e a Secretaria Municipal de Saúde, mais uma campanha de doação de sangue.
O sangue não tem substituto, por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. A doação será realizada no Posto de Saúde da sede, das 8h às 16h.
O presidente do Rotary Club, Geziel Soares, destaca que as campanhas de doação de sangue já são tradicionais em Restinga Sêca e acontecem pelo menos duas vezes por ano. A expectativa é de pelo menos repetir o resultados de campanhas anteriores, com uma média de 80 bolsas coletadas.
Na oportunidade será disponibilizado, em parceria com o laboratório Soderlab, exames de PSA (próstata) gratuito para os homens que forem fazer a doação de sangue.
Requisitos
Entre os requisitos básicos para ser um doador, está possuir boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado; estar alimentado e respeitar os intervalos para doação, sendo para homens 60 dias e mulheres 90 dias. Os doadores não devem ter feito a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, ou tatuagem e maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.