Nesta segunda-feira, dia 21, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Restinga Sêca recebeu a doação de mais de 500 mudas de árvores nativas, via incentivo da empresa SLC Máquinas.
O projeto visa a recuperação florestal das áreas atingidas pela enchente de maio, como fomento para a melhoria ambiental da região. Foram recebidas diversas espécies como guajuvira, ipês, ingás e outras espécies nativas do Estado.
A engenheira florestal Alana Facco, que formalizou o contato para que a cidade pudesse receber a doação, salienta a importância desta ação e reforça a necessidade da visão conservacionista em margens de rios, em que a recuperação por meio do plantio de mudas pode formar um “corredor ecológico”, oferecendo estabilidade nas encostas a médio e longo prazo. Estes corredores se tratam de faixas de vegetação que têm por objetivo mitigar os efeitos da fragmentação causada por desastres naturais ou ação humana.
“Foi evidente que, na última enchente, áreas com a correta preservação nas Áreas de Preservação Permanente (APP) tiveram menos impacto ambiental dos lotes e/ou lavouras atingidas, seja com assoreamento de solo ou erosão, pela função de proteção que a floresta oferece como um todo.”, completa.
Participaram do ato de entrega, por parte da Prefeitura, além de Alana, a Analista Ambiental Emilene Grings e os servidores Luiz Aimi de Carvalho e Reni Vitalis, que auxiliaram no desembarque das mudas.
Agora o Departamento de Meio Ambiente irá regulamentar, via Conselho municipal de Meio Ambiente (Comdema), como se dará o plantio dessas mudas, possibilitando também a doação aos munícipes que tiveram suas áreas degradadas pela calamidade. Em breve serão divulgados mais detalhes aos interessados em receber.
Fonte: Prefeitura de Restinga Sêca