
Foto: Norton Avila
Será realizada nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília, a 6ª edição da Marcha das Margaridas. Representando Restinga Sêca estará no evento Odete Belladona Machado, secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e que já participou de outras edições do evento que tem como lema: “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”.
Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o evento lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.
A marcha é realizada a cada quatro anos, sendo que na última edição reuniu cerca de 100 mil pessoas dos mais de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de todo o Brasil.
Além da Odete, também estarão em Brasília Lourdes Uliana Barbieri, do STR de Pinhal Grande; e Devana Vestena Vedovato, do STR de Nova Palma. “Estaremos lá em prol das mulheres, participando e defendendo. Não tem baderna. Vamos defender nossos direitos e das mulheres agricultoras. Essa é uma oportunidade de chamar a mulher para participar das ações do sindicato”, ressalta Odete.
O primeiro dia do evento será marcado pela recepção das mulheres, realização de oficinas, palestras voltadas à saúde das mulheres, entre outras ações. No segundo dia ocorre a marcha, onde as mulheres irão caminhar em direção à Esplanada dos Ministérios e, após, ao Congresso Nacional. Durante o ato as mulheres estarão vestindo camisetas da cor lilás e chapéus de palha decorados com margaridas.