Programa ‘Pomar Orgânico’ beneficia produtores de Restinga Sêca

Com o objetivo de incentivar a diversificação produtiva, segurança e soberania alimentar e a instalação de novos pomares, a equipe da Emater/RS-Ascar de Restinga Sêca organizou a aquisição de mudas de árvores frutíferas, através do Programa Pomar Orgânico.  A distribuição foi realizada nesta quinta-feira dia 22 de agosto, à 40 produtores do município.

O programa é desenvolvido no município através da parceria entre Emater e Secretaria Municipal de Agricultura, através da seleção dos produtores e orientações; e do Sicredi, que financiou a aquisição das mudas, no valor total de R$ 20 mil. “Nosso objetivo é de fomentar a agricultura local. Através do projeto Pomar Orgânico estes produtores terão um pomar com diferentes variedades de frutas, oportunizando uma alimentação mais saudável e agregando renda à propriedade”, destaca o gerente da agência do Sicredi de Restinga Sêca, Ernani Steffens.

Cada uma das 40 famílias recebeu um ‘kit pomar’, contando um total de 40 mudas das seguintes espécies de frutas: abacate (2), ameixa (3), amora (3), bergamota (4), cerejeira (1), figo (2), guabiroba (1), jabuticaba (1), laranja (7), lima (1), limão (2), pêra (2), pêssego (4), Roma (1) e videira (6).

De acordo com o chefe da Emater de Restinga Sêca, Rodrigo Oliveira, a fruticultura pode ser uma boa opção de diversificação para as propriedades, pois além de rentável contribui para melhorar a qualidade de alimentação do agricultor e sua família, com utilização da fruta ‘in natura’ou processada através de sucos, geleias e doces. “Nossa ideia é de oportunizar às famílias uma disponibilidade de frutas o ano inteiro para uma alimentação saudável e, se por ventura houver um excedente, poder comercializar depois, gerando renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores”, ressalta.

Além da entrega das mudas, durante o evento, o técnico agrícola da Emater de Restinga Sêca, Artemio Figueiredo, também realizou orientação sobe o plantio e manejo inicial pós-plantio.

A partir da próxima semana, técnicos da Emter deverão visitas as propriedades para orientar os produtores sobre implantação e manejo dos pomares, desde a escolha do local, preparo do solo, posicionamento das mudas, adubação, espaçamento e cuidados pós-plantio, como poda de formação/frutificação e controle de pragas e doenças.

 

Fotos: Rafael Rosa

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Rádio Integração FM 98,5
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com