
Está em ritmo acelerado os preparativos para a encenação teatral Roque Santo e Peregrino que está agendado para ocorrer no dia 16 de agosto, às 19h30min, em frente à Igreja São Roque, em Faxinal do Soturno. Evento irá contra a história de vida de São Roque, padroeiro do município.
Com direção do cineasta Ricardo Zimmer, o espetáculo irá resgatar o legado de fé e religiosidade de São Roque. “Nascido em Montpellier, na França, pelos idos de 1290, esse homem ao completar 20 anos vai peregrinar pelas terras da Itália e confronta a Peste Negra dedicando-se a salvar vidas e fazer milagres e, aos 32 anos, transforma-se num ser humano inigualável…Roque Santo e Peregrino, venha se emocionar num espetáculo feito para você”, destaca o cineasta.
Para a produção da peça são produzidos diversos figurinos e, muitos deles, são emprestados por instituições da Quarta Colônia que cultuam as tradições dos descendentes italianos. “Estamos com essa programação de fazer o espetáculo desde o ano passado em razão dos 60 anos do município, então começamos o planejamento, a pesquisa da história da vida de São Roque e o Ricardo Zimmer, que é o cineasta que está acostumado a fazer esses espetáculos, nos norteou no sentido do que nós precisaríamos em relação à quantidade de ensaios, figurinos, entre outras coisas”, explica Vanessa Baccin, coordenadora de Cultura de Faxinal do Soturno.
Com os ensaios iniciados no mês de maio, o elenco é composto por pessoas voluntárias da comunidade, sendo que São Roque será encenado por Fabrício Carvalho e produção de Carmem Zacarias, Greici Uliana, Ávida Brondani e Marisa Ceolin, além da narração de Eloisa Uliana.
Roque Santo e Peregrino está inserido na programação dos 60 anos de emancipação de Faxinal do Soturno e não terá cobrança de ingresso.
