Prefeitos e representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia – Condesus, estiveram reunidos na quarta-feira, dia 12, em Porto Alegre, com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.
Na ocasião, as lideranças reiteram ao secretário, as demandas mais urgentes da Quarta Colônia, já definidos no Planejamento Estratégico do Corede Centro, no PPA 2016/2019 e que fazem parte dos Orçamentos do Estado desde 2014.
As demandas (veja abaixo) reivindicam a continuidade das obras de infraestrutura viária de acesso aos municípios integrantes do Condesus.
Demandas:
• A ERS/348, que liga Ivorá, São João do Polêsine e acesso a Faxinal do Soturno é uma estrada estratégica para o escoamento da produção, turismo, e transeuntes. Iniciou em 1996 e teve várias paralisações. A obra encontra-se parada, com mais ou menos 20% da obra executada e com o licenciamento ambiental para o saibro em dia.
• Conclusão da RS 149-Nova Palma à Pinhal Grande, paralisada em 2013.
• VRS 823,Vale Vêneto no município de São João do Polêsine, iniciada em 1994 na gestão do Governo Colares, teve continuidade no Governo Rigotto e paralisou no Governo Tarso Genro. Esta obra encontra-se paralisada devido a empresa ter desistido da obra por problemas familiares. Para tanto solicitamos sua retomada.
• Estadualização e o Projeto Técnico com previsão futura de asfaltamento, da estrada que liga Agudo ao Parque Estadual Quarta Colônia. Sendo o único Parque Estadual sem acesso asfáltico. Importante acesso para aumento do fluxo turístico, bem como o acesso aos pesquisadores de universidades nacionais e internacionais que realizam pesquisas neste importante nicho de preservação de fauna e flora da Quarta Colônia.
• Estadualização e o Projeto Técnico da estrada que liga São João do Polêsine até o entroncamento com a RSC-287, no município de Restinga Sêca, passando pela Várzea do Meio (16 km). Esta rodovia tem como objetivo encurtar a distância, para o transporte de grãos até o porto de Rio Grande.
• Pavimentação da estrada que liga Silveira Martins ao município de São João do Polêsine, (5.22 Km) da divisa de Silveira Martins até a sede de Distrito de Vale Venêto (1.8 Km) no município de São João do Polêsine. Totalizando 7,02 Km de pavimentação.
• Pavimentação da estrada que liga a sede municipal de São João do Polêsine ao Distrito Turístico de Vale Vêneto (6 Km) e ao Distrito Recanto Maestro (2,6 Km).
• Estadualização e o Projeto Técnico com previsão futura de asfaltamento, da estrada que liga Dona Francisca a Usina Dona Francisca, (36 Km).
• Ligação asfáltica entre Silveira Martins e a ERS-348, passando por Três Mártires (11 Km), projeto de engenharia em andamento.
• Execução das obras no trecho de desbarrancamento no Rio Soturno na faixa de domínio do DAER entre Faxinal do Soturno e Nova Palma (obra já licitada).
• Execução da obra de contenção entre Faxinal do Soturno e São João do Polêsine. Esta obra foi solicitada ao DAER em dezembro de 2008 (Processo nº 00001-0435/17-4).
• Construção da ponte sobre o Rio Vacaraí, entre os municípios de Restinga Sêca e Formigueiro.
Fonte: Condesus