A concessão da RSC-287 esteve novamente em debate em audiência pública na sexta-feira, dia 24, em Paraíso do Sul. O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Valdeci Oliveira e aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

A concessão e duplicação da RSC-287 integra o programa de Concessões e Parcerias Públicas Privadas do Governo do Estado. Entre as propostas está a duplicação dos trechos urbanos em até cinco anos e a duplicação total da rodovia entre Tabaí e Santa Maria em 11 anos. Além disso o projeto também prevê a instalação de cinco praças de pedágio uma delas em Paraíso do Sul, no Km 177 entre a cidade e o trevo da Contenda.
Em audiência realizada em Santa Maria no início do mês de maio, uma comitiva de representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Paraíso do Sul realizou a entrega de um documento com sugestões e reivindicações ao secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Uma das reivindicações é a isenção do pagamento de pedágio a quem comprovar residência permanente ou exercer atividade profissional no município de Paraíso do Sul. O documento também indaga sobre o retorno de impostos ao município e solicita a construção de uma rótula de acesso próximo ao pórtico de entrada da cidade e o aumento da vazão do duto que fica nas proximidades da lombada eletrônica no trevo.