Municípios realizarão audiências públicas para debater sobre o projeto Geoparque Quarta Colônia

O projeto Geoparque Quarta Colônia, conduzido pela Universidade Federal de Santa Maria, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia – Condesus e as prefeituras da região, organizaram uma agenda de audiências públicas durante os meses de agosto e setembro.

As audiências irão debater sobre o projeto Geoparque e as demandas na área de Turismo e Cultura, visando os interesses dos municípios. Todos os encontros serão ás 19h nas Câmaras de Vereadores, conforme o cronograma abaixo.

19 de agosto – Silveira Martins

20 de agosto – Restinga Sêca

21 de agosto – Nova Palma

26 de agosto – Faxinal do Soturno

27 de agosto – Agudo

29 de agosto – São João do Polêsine

12 de setembro – Dona Francisca

17 de setembro – Ivorá

25 de setembro – Pinhal Grande

 

Geoparque Quarta Colônia

Os Geoparques são territórios reconhecidos pela UNESCO (um município ou um conjunto de municípios) onde a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade, seja no turismo, na criação de produtos, na gastronomia, no artesanato e em todas as formas de atividades que conservem e valorizem o patrimônio geológico-geomorfológico (rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens, fósseis) em associação com a cultura humana local.

É um território “vivo”, onde o tempo da Terra e o tempo do homem se encontram e se misturam para celebrar a herança daquilo que recebemos, olhando para o presente, com conhecimento do passado e planejando o futuro.

Seja pela beleza natural das suas paisagens, pela abundância de água dos seus rios e cascatas, pela raridade dos fósseis ali encontrados que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos cento e cinquenta milhões de anos, e pela cultura preservada dos seus imigrantes, o conjunto de municípios que compõe a Quarta Colônia apresenta uma condição ímpar dentro do Brasil para a criação de um Geoparque, permitindo à sua comunidade legar às próximas gerações deste planeta um futuro onde a qualidade de vida esteja em sintonia com a conservação da sua cultura e a sua  herança geopatrimonial.

 

Fonte: Geoparque Quarta Colônia e Condesus

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Rádio Integração FM 98,5
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com