
Fotos: Norton Avila
Dentro do mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Restinga Sêca, promoveu na noite de terça-feira, dia 26, o evento “Estrelas além do tempo”, uma homenagem as mulheres negras de destaque do município. Atividade está inserida na programação do 1º Educa Érico.
Realizada nas dependências do educandário, o evento contou coma presença da equipe diretiva da escola, professores, alunos e comunidade escolar, onde foram homenageadas Leone Prado de Lima, Elidia Correa Vargas, Geneci Killian, Márcia Garcia Cavalheiro e Rosânia Santos dos Santos.
Durante a entrega do certificado e flores, além da leitura do histórico de vida de cada uma delas, as homenageadas realizaram seus discursos enaltecendo a atitude da escola em valorizar a mulher negra e, desta forma, tentar acabar com o preconceito que ainda é evidente da sociedade.
“A gente faz questão de fomentar eventos que trazem a comunidade para a escola, principalmente neste mês muito importante que é da consciência negra. Restinga Sêca, embora pertença a Quarta Colônia de Imigração Italiana, ela tem no seu extrato diversas etnias, entre eles o negro”, destacou Liliane Abrão, professora idealizadora das homenagens.
A programação do 1º Educa Érico, que iniciou no último dia 20, segue nesta quinta-feira, dia 28, às 9h, com o encerramento do programa “Sou líder”, com palestra da psicóloga Fernanda Vargas, e no mesmo dia, porém às 20h, haverá a palestra “Protagonismo Juvenil” com a professora orientadora Educacional Clara Maria Borges. Encerrando a programação, será realizada no dia 5 de dezembro, às 20h, a formatura do programa “Sou líder”.

