A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) conta com nova diretoria, eleita na manhã de sábado, 29 de julho, em assembleia realizada em Santa Cruz do Sul/RS. A diretoria tem mandato de quatro anos, de 2023/2027.
Natural de Cunha Porã, no oeste de Santa Catarina, Marcilio Laurindo Drescher, assume como presidente da Afubra. Drescher integrou, como suplente, o Conselho Fiscal da entidade, desde 1995. Em 2003 passou a fazer parte da composição da diretoria como vice-presidente, assumindo a presidência da Afubra em março de 2006, com o falecimento do então presidente, Hainsi Gralow. Em 2007 assumiu como tesoureiro.
Drescher destaca que a gestão da Afubra sempre foi feita em conjunto pela diretoria e seus conselhos, e isso deve ter continuidade. “O cargo de presidente é de coordenação, junto com os demais cargos. Vamos continuar trabalhando alinhados e prezando a história de 68 anos da Afubra”, enfatiza o presidente. Marcilio ainda destaca a fundamental importância de ouvir a base, que são os associados. “Queremos estar presentes e próximos dos nossos associados, por meio de reuniões e encontros, escutando-os e também levando informações. Com isso, poderemos enfrentar as lutas em prol da fumicultura brasileira que continuaremos a enfrentar”.
BENÍCIO WERNER – Na presidência da entidade desde julho de 2007, Benício Albano Werner ingressou na Afubra em 1975 como assessor da diretoria, passando a contador em 1979 e, de 1983 a 2007, exerceu o cargo de tesoureiro. “A Afubra nasceu num momento em que os fumicultores enfrentavam muitas dificuldades com as perdas nas lavouras causadas pelo granizo e por não terem porta-voz frente às empresas fumageiras. Lembro das conversas e reuniões, com a participação do meu pai, que levaram à fundação da Afubra”, diz Werner, que é filho de Harry Antônio Werner, fundador da entidade.
Ao assumir o cargo de segundo-tesoureiro nessa gestão, Werner avalia os anos que esteve à frente da entidade e, também, integrando o corpo de funcionários. “São 48 anos que me dedico aos nossos associados, na busca pela manutenção de uma atividade fundamental para os produtores e para a sociedade como um todo. Tivemos anos mais tranquilos e anos penosos. Agora, chegou o momento de desacelerar”.
Com desacelerar, Werner explica que não pretende parar; irá continuar exercendo suas funções e estar à disposição dos associados, da entidade e da diretoria. “68 anos depois da sua fundação, a Afubra continua ativa e mais dinâmica do que nunca, sempre fiel aos princípios e objetivos dos seus fundadores. Porém, é hora de introduzir novas pessoas na luta pelos nossos associados e, tenho certeza, que farão um excelente trabalho”, finaliza Benício.
GESTÃO 2023/2027
Diretoria:
Presidente: Marcilio Laurindo Drescher
Vice-presidente: Romeu Schneider
Secretário: Marco Antonio Dornelles
II Secretário: Carlos Joel da Silva
Tesoureiro: Fabricio Murini
II Tesoureiro: Benício Albano Werner
Conselho Deliberativo: Enivalda Pereira Furbringer, Geraldo Back, Gilmar Damaso da Silveira, Hilário Kuneski, João Francisco Bortoli, José Sirlei Dias de Araújo, Mário Ilo Grützmacher, Nilson Braz Loch, Ornélio Sausen, Thadeu Wensing e Valdir Storer.
Suplentes do Conselho Deliberativo: Giovane Luís Weber, Ibanês Roggia e Marcelo da Silva Leite. Conselho Fiscal: Alceu Romar Mergen, Cláudio Fengler e Heitor Álvaro Petry.
Suplentes do Conselho Fiscal: Agnaldo Soares Martins, Ivo Alberto Bartzen e Sérgio Luiz Reis.
Fonte: Afubra