O município de Silveira Martins sedia nesta terça-feira, dia 30, uma capacitação para manipuladores de alimentos (merendeiras) de oito municípios da região. O evento, que acontece na UFSM Silveira Martins, também conta com a participação de nutricionistas e extensionistas da Emater, somando cerca de 80 pessoas.

De acordo com a extensionista Emater de Silveira Martins, Aline Suertegaray, a capacitação tráz orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos e também uma palestra com a nutricionista, pós-graduada em alimentação escolar e tecnologia de alimentos, Sandra Pinho, sobre a importância da alimentação adequada dentro das escolas.
A extensionista da Emater de São João do Polêsine, Jane Vargas, destaca que também é abordada a lei que determina que no mínimo 30% do valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. “Em função disso conseguimos ter uma alimentação mais saudável e também valorizar o nosso agricultor, os produtores de frutas, de olerícolas e várias outros produtos e as nossas agroindústrias da região”, afirma Jane Vargas.
