Previous
Next

Livro sobre a imigração italiana na Quarta Colônia é reeditado

O livro ‘Imigração e Quarta Colônia: Nova Palma e Pe. Luizinho’, será lançado, em segunda edição revisada e ampliada, no dia 9 de maio durante a realização da 46ª Feira do Livro de Santa Maria.

Publicado pela Editora UFSM, o livro é de autoria do Doutor em História, Breno Antonio Sponchiado e foi organizado por Maria Medianeira Padoin e Jorge Alberto Soares Cruz.  

A primeira edição foi lançada em 1986, em homenagem aos 50 anos de sacerdócio do padre Luiz Sponchiado, fundador do Centro de Pesquisa Genealógica (CPG) de Nova Palma, falecido em março de 2010 aos 88 anos.

O livro tem por base, narrativas e percepções das pesquisas realizadas pelo padre Luiz Sponchiado, e tem como pano de fundo a rememoração e o fortalecimento da identidade e da história vivida pelos povoadores da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Sul do Brasil.

Parte da obra é dedicada a história do religioso, que em Nova Palma, além do CPG também se destacou na liderança da campanha de emancipação, fundação da Camnpal e construção do hospital.

O livro também trata da epopéia da imigração italiana com testemunho de alguns imigrantes e traz a listagem de todas as famílias que constam no Centro de Pesquisa Genealógica de Nova Palma com a procedência na Itália, data de chegada e número de lares com informações.

A 46ª edição da Feira do Livro de Santa Maria tem início nesta sexta-feira, dia 26 e vai até o dia 11 de maio, na Praça Saldanha Marinho. O lançamento do livro será no dia 9 de maio no espaço de lançamento de livros da feira, com sessão de autógrafo do autor, das 17h às 19h.

O livro pode ser adquirido com o autor pelo e-mail brenoas@tcheturbo.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com