Os municípios de Ivorá e São João do Polêsine fazem parte do roteiro da pesquisadora ítalo-brasileira, Catia Dal Molin, para a apresentação do livro e do documentário intitulado “Ti tazi senpre te parli mai”, produto da pesquisa, em versão bilíngue talian/italiano, pela Universidade Federal de Santa Maria.
Em Ivorá a apresentação será no dia 9 de novembro, às 9h na Câmara Municipal de Vereadores, na abertura do I Passeio Turístico e Cultural Amigos do Talian. E em São João do Polêsine, no dia 11, onde também irá palestrar durante o 19º aniversário da Società Amic d’Italia Polesani nel Mondo, de São João do Polêsine. O evento será a partir das 9h, no auditório da Escola João XXIII.
Ainda no dia 10 a escritora visitará o Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzzo em Vale Vêneto e o Centro de Pesquisa Genealógica de Nova Palma.
Para o dia 12, a escritora tem agendada a participação na mesa redonda ‘Dinâmicas culturais da Imigração Italiana na Quarta Colônia, junto a Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria.
Sobre a autora:
Mestre em História Regional pela Universidade de Passo Fundo. Há 12 anos mora na cidade de Castelfranco, Vêneto, Itália e faz parte do grupo “Le Arti per via”, de Bassano del Grappa. Foi professora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. Entre outros participou com um texto do livro Merica Merica Merica basta de miséria, do jornalista Franco Rebellato, publicado na Itália. Faz parte do projeto de pesquisa “Deslocamentos, estratégias de acomodação e redes sociais entre as famílias camponesas: Itália e Brasil, século XIX e XX”, da Unisinos, sob a coordenação da Profª. Dra. Maíra Ines Vendrame.
Autora dos livros e produtora dos documentários:
2004 – Senza Ritorno: e emigração italiana no Brasil.
2007- Mordaça Verde e Amarela: imigrantes e descendentes no Estado Novo (livro e documentário).
2018 – Ti tasi sempre, te parli mai publicado na Itália, na cidade de Bassano del Grappa pela Editrice Artistica Bassano (livro e documentário).
2018- Ti tazi senpre, te parli mai (na versão bilíngue talian/italiano).