Foi realizada na quinta-feira, dia 27 de junho, a licitação para a reconstrução do pórtico de Agudo. Somente a empresa C.H. Roggia Construções Ltda. compareceu e foi considerada habilitada. O valor orçado foi de R$ 78.453, 77.
Foi o terceiro processo licitatório para a reconstrução do pórtico. As duas primeiras licitações foram desertas, ou seja, nenhum proponente interessado compareceu.
Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Alan Müller, e integrantes do Rotary Club de Agudo. O clube de serviço será responsável pela pintura da estrutura.
O antigo pórtico de Agudo foi destruído em um acidente no dia 15 de setembro do ano passado, quando um caminhão que seguia no sentido da RSC-287 não percebeu que a caçamba estava levantada e ao cruzar o pórtico, derrubou a estrutura. A empresa Mocofar, a qual o caminhão envolvido no acidente pertence, está ressarcindo o prejuízo ao município.
A nova estrutura deverá ser construída no mesmo padrão do pórtico construído em 1992, na intersecção das rodovias RSC-287 e ERS-348, com elementos arquitetônicos que remete à cultura germânica e que identifica o município de Agudo por associação visual. O pórtico manterá a cor marrom e terá cobertura em aluzinco estilo colonial, porém, por exigência do Daer será maior que o antigo, agora com 14 metros de comprimento, dois de largura e sete metros de altura e deverá ter também, a instalação de defensa metálica (guard rail) para proteção dos pilares.
Fonte: Prefeitura de Agudo