
Iniciam nesta terça-feira, dia 15, as inscrições para o 36° Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em razão da pandemia do Cornavírus, evento ocorre por meio de transmissão via internet, de forma gratuita.
O evento iniciou em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate das origens surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e desde então a Universidade Federal de Santa Maria, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine tem sido parceiras na promoção dos dois eventos.
As inscrições encerram no dia 4 de julho. Evento, na forma virtual, ocorre de 29 a 31 de julho com masterclasses, palestras e mesas redondas com professores convidados.
Mais informações clique AQUI.
Dia 29 de julho
16 horas – Mesa redonda
Transmissão: farol.ufsm.br
19 horas – Recital de Música Contemporânea
Transmissão: facebook.com/fiiufsmoficial
Dia 30 de julho
16 horas – Mesa redonda
“Orquestra Sinfônica: estratégias e atividades na pandemia”.
Transmissão: farol.ufsm.br
19 horas – Recital Virtual de Alunos Participantes do 36º FIIUFSM
Transmissão: facebook.com/fiiufsmoficial
Dia 31 de julho
Masterclasses, Palestras e Oficina serão realizadas pela plataforma Google Meet.
Os links serão, posteriormente, encaminhados aos inscritos.
Masterclasses
10 horas
- Composição: Tatiana Catanzaro (UnB)
14 horas
- Composição: Paulo Chagas (UC, Riverside – EUA)
16 horas
- Violino: Anastasia Petrunina (UGA – EUA)
- Viola: Emerson di Biaggi (UNICAMP)
- Violoncelo: Hugo Pilger (UFRJ)
- Contrabaixo: Milton Masciadri (UGA – EUA)
- Oboe: a confirmar
- Fagote: a confirmar
- Piano: a confirmar
- Percussão: Cláudia Oliveira (faculdade Sta. Marcelina)
- Violão: Ricardo Camponogara (UFBA)
Palestras
16 horas
- “A Clarineta no século XVIII”, por Mônica Lucas (USP)
- “A construção da interpretação na música brasileira para trompete e piano”, por Antônio Cardoso (UFG)
- Trombone: a confirmar
Oficina
- Educação Musical: a confirmar
19 horas – Concerto de Encerramento: Professores do Departamento de Música da UFSM
Transmissão: youtube.com/tvcampusUFSM