Previous
Next

Grupo de artesãs confecciona os enfeites natalinos de Faxinal do Soturno

A canção do Roupa Nova resume, em seis estrofes, o que é o Natal. Nesta época do ano, o clima de sonho se espalha no ar e o brilho nos olhos compõe a expressão junto com o sorriso, anunciando os encontros e momentos de comunhão desta data. As artesãs que integram o grupo assistido pela Emater são capazes de espalhar alegria através do trabalho manual que estão realizando na confecção dos enfeites natalinos que vão abrilhantar a Praça Vicente Pallotti e a Avenida Vicente Pigatto, em Faxinal do Soturno.

Depois do sucesso da decoração de Páscoa, o grupo de artesãs tem a missão de produzir quatorze Papais Nóeis, além de outros enfeites que vão compor o cenário festivo da cidade. O trabalho é minucioso e feito com afeto, na sala da Campanha do Agasalho, junto ao Antigo Seminário, que está equipada com máquinas de costura e demais instrumentos necessários para a prática do artesanato. A chefe do escritório municipal da Emater, Bruna Neubauer, explica que o grupo é composto por agricultoras faxinalenses, que realizam cursos e participam de feiras e festas, expondo seus trabalhos manuais e divulgando a Capital do Carinho.

Para a decoração de Natal, as secretarias de Assistência Social e de Educação, Cultura e Desporto forneceram os materiais e o grupo de artesãs está colaborando com tempo, conhecimento e dedicação. Os óculos que os Papais Noéis vão usar foram feitos pelo artesão Darci Borges, do Sítio Alto. Os demais adereços estão sob a responsabilidade deste reduzido, mas unido, grupo de mulheres.

No dia 14 de novembro, véspera de feriado, três artesãs trabalhavam no ateliê da Prefeitura, junto com a Bruna, que conseguiu um tempinho entre as atividades da Emater para fazer a terapia, como todas chamam o artesanato. Eliana Benetti veio da Saxônia, onde também trabalha na lavoura de fumo e nos afazeres domésticos, para colaborar com a decoração natalina. Na máquina de costura, ela dava forma às toucas dos Papais Noéis. Além de tecidos, Eliana também faz trabalhos manuais com porongos, buchas vegetais, jornais, maquetes, entre outros.

Já Cleonice Bresolin, que mora em Sítio dos Mellos, tem o coração dividido em duas paixões: o artesanato e as plantas. Assim como ela gosta de pintar e costurar, também valoriza o cuidado com as flores e a hora da propriedade. Segundo ela, o trabalho manual está presente desde a infância. “Comecei fazendo enxovais”, relata.

Dona Onilda da Veiga, do Sítio Alto, tem o artesanato como um hobby e uma fonte de renda extra, uma vez que já goza da aposentadoria. Junto com o esposo, que é marceneiro, ela confecciona brinquedos, casas de boneca, casas para passarinhos, balanços e diversos objetos em madeira.

O acendimento das luzes e inauguração da decoração natalina estão marcados para o dia 1º de dezembro. Até lá, o grupo de artesãs tem muito trabalho (e terapia) pela frente, mas com amor e com comprometimento, sabe-se que o resultado será positivo, e muito bonito!

 

Fonte: Prefeitura de Faxinal do Soturno

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com