Em fase de criação em Restinga Sêca, o Grupo de Apoio e Acolhimento ao Luto Parental realizará o primeiro encontro na próxima terça-feira, dia 29, às 19h30min, junto ao Pólo Educacional Superior.
A ideia de criação do grupo e sua finalidade foram abordadas pelas idealizadoras, Ana Maria Borges de Borges, a Maninha, e Adriana Heinsch, no programa Olho Vivo da Rádio Integração na sexta-feira, dia 25. Ambas perderam seus filhos, Augusto Gonçalves Borges, 24 anos, e Ana Cláudia Cassol Heinsch, 26 anos em um acidente de trânsito no dia 24 de março de 2018. O acidente vitimou ainda o jovem Marcelo de Mello, de 20 anos.

Ana Maria contou que a ideia da criação do grupo surgiu a partir da realização do 1º Encontro Estadual do Luto Parental em julho em Santa Maria, organizado pela ONG Amada Helena. Depois disso, a ONG promoveu um encontro em Porto Alegre para pais que perderam filhos, no qual Ana Maria e Sebastião Borges participaram.
No encontro em Porto Alegre, em conversa com a presidente da ONG, Italiana Maffini , surgiu a ideia de realizar um evento semelhante em Restinga Sêca no próximo ano. Mas antes disso, em contato com Adriana e a psicóloga, Lilian Machado, foi sugerida a ideia de criar o Grupo de Apoio e Acolhimento ao Luto Parental Restinga Sêca e realizar o primeiro encontro no dia 29, na semana que antecede o Dia de Finados
“Em 1 ano e 7 meses que nós perdemos nossos filhos, dez outras mães perderam seus filhos. São muitos jovens morrendo. Não podemos ficarmos sentados, temos que ajudar”, destacou Maninha, salientando que o grupo é aberto à todas as pessoas, enlutadas ou não.
De acordo com Adriana Heinsch o grupo tem como tema ‘Luto, conhecendo algo que um dia iremos viver’. “Nosso objetivo é acolher as pessoas, escutar com respeito, com carinho, que possamos trocar experiências e que elas possam lidar com esta dor com equilíbrio e com paz”, afirmou.
No encontro do dia 29, haverá palestra com a psicóloga Lilian Machado com o tema ‘Luto’, e conversa com Adriana Heinsch, Ana Maria e Sebatião Borges.
Durante o primeiro encontro também irá se definir com os participantes sobre como o grupo vai seguir com as atividades, bem como a regularidade e dinâmica dos encontros.