Por acreditar no potencial transformador da educação, um grupo de jovens de Faxinal do Soturno criou a plataforma “Momento de Aprender”, um projeto realizado de forma colaborativa, com o intuito de possibilitar acesso ao conhecimento.
A plataforma oferece cursos online com o conteúdo cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), possibilitando acesso a aulas online que possam auxiliar na prestação da prova.
O grupo destaca “Nos somamos às ideias de Paulo Freire ao acreditar que ‘ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção’ e é justamente esse o intuito do projeto: ser um instrumento de construção e produção de conhecimentos, de sonhos, de futuro.”
COMO SURGIU E OBJETIVOS:
Diante das notícias sobre a manutenção da prova do ENEM, em meio à interrupção das aulas por conta das necessárias medidas de isolamento social, surgiu a necessidade não apenas de criticar uma medida tão injusta, mas de tomar atitudes práticas para mitigar os efeitos danosos decorrentes dessa decisão. E uma resposta que fosse desvinculada de Estado, de partidos políticos, ou interesses que não fossem a promoção do acesso à educação. Assim, um grupo de amigos se reuniu e surgiu o projeto “Momento de Aprender”.
Não são poucos os desafios de pensar acesso a educação em um país tão desigual socialmente como é o Brasil. Somado a isso, há o fato de que aglomerações e contato físico devem ser interrompidos para evitar a propagação de um vírus que, atualmente, assola o Brasil e o mundo, contabilizando um número cada vez maior de vítimas. No mesmo país que decreta a interrupção de atividades escolares, alunos da rede privada mantém seu ritmo de atividades, enquanto muitos alunos da rede pública sequer têm acesso à computadores, à internet e à condições básicas para estudar.
Diante disso, o nosso projeto é pensado em duas frentes: 1) a criação e disponibilização de uma plataforma online contendo conteúdos com os principais pontos das disciplinas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), objetivando que os alunos tenham condições de se preparar e prestar a prova que garante o ingresso nas universidades do país. Mas, mais que isso, 2) o projeto tem o intuito de atuar em uma frente local, estabelecendo parcerias com prefeituras, escolas e secretarias, para que os jovens interessados e privados dos instrumentos tecnológicos necessários possam acessar à plataforma.
E isso só é possível de ser alcançado em rede: o trabalho de voluntários e colaboradores para a elaboração de conteúdos é fundamental para o projeto. Da mesma forma, agentes e instituições públicas que podem colaborar possibilitando o acesso (seguro) àqueles que não dispõem de computadores e internet possuem um papel muito importante. Ainda, todos e todas que, de alguma forma, possam fortalecer a iniciativa divulgando, cobrando de gestores e instituições a implementação e acessibilidade ao projeto, são bem-vindos a se somar a essa iniciativa.
PLATAFORMA DE CONTEÚDOS:
Ao fazer um cadastro no site https://momentodeaprender.com/ o aluno/a aluna deve criar a sua conta, registrando o email e uma senha. Seguindo um cronograma, semanalmente, serão disponibilizados conteúdos de cada disciplina, acompanhados por uma lista de exercícios de vestibulares, para que o aluno/ a aluna fixe a matéria e familiarize-se com a forma como os conteúdos são abordados nas provas. A plataforma é totalmente gratuita e colaborativa, de forma que os conteúdos são criados por colaboradores, que possuem fundamental importância nesse projeto, doando o que há de mais importante: seu tempo e dedicação.
VOLUNTARIADO:
O nosso projeto é construído por várias mãos, e as pessoas interessadas em colaborar, seja na produção de conteúdos, divulgação, ou para articular parcerias locais podem entrar em contato pelo endereço: http://www.momentodeaprender.com.br ou pelas nossas páginas no Instagram e Facebook:
https://www.instagram.com/plataformamomentodeaprender/ https://www.facebook.com/plataformamomentodeaprender
PARCERIAS:
Sabendo que não são poucos os desafios de pensar acesso a educação em um país tão desigual socialmente como é o Brasil, o nosso projeto tem como uma das frentes de atuação a parceria com prefeituras, secretarias de Educação e escolas.
A parceria consiste em possibilitar que os jovens interessados e privados dos instrumentos tecnológicos necessários possam acessar à plataforma através de laboratórios de informática das entidades locais.
As prefeituras de Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Agudo, Nova Palma e Cachoeira do Sul são nossas parceiras nessa jornada.
Na cidade de Nova Palma os interessados devem contatar a Secretaria de Educação do município para verificar o espaço destinado ao acesso, já nas demais cidades os interessados podem se dirigir até o polo UAB de cada município.
“A educação tem um potencial transformador não só das vidas, mas de uma nação. Acreditamos que lutar pelo amplo acesso à educação é lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.”
Fonte: Projeto Momento de Aprender