Dentro da programação da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria, foi realizada no dia 24 de outubro, no Hotel Dom Rafael Cerrito, uma Oficina de Agnoline, promovida pelo projeto Geoparque Quarta Colônia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE).

O objetivo de fazer uma oficina voltada à culinária foi o de levar para a JAI, outro tipo de conhecimento que não seja o acadêmico: além de estar dentro da perspectiva do projeto Geoparques Quarta Colônia, o saber fazer da gastronomia e da culinária é um patrimônio cultural das comunidades envolvidas.
Assim, universidade oportuniza outras formas de conhecimento ao compartilhar àquele oriundo da Quarta Colônia, mantendo vivo o patrimônio. É uma ação do projeto de popularização e de divulgação do patrimônio da Quarta Colônia — precisa disso para motivar as pessoas a irem lá.
A atividade de produção de agnoline durou cerca de duas horas e, ao final, os participantes puderam não só degustar, como também levar para casa.

Fonte: UFSM