Gentil Cachaçaria: produção de cachaça artesanal em Vale Vêneto

Com a instalação da Gentil Cachaçaria, o produtor Zeca Tronco, morador do distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, comemora a realização de um antigo sonho: reativar a atividade desenvolvida por seu avô, de produção da cachaça artesanal.

Tronco, que é ex-secretário de Obras e de Agricultura de São João do Polêsine, destaca que o empreendimento surgiu após um longo processo burocrático para atender todas as exigências do Ministério da Agricultura, num investimento de cerca de R$ 500 mil.

Tronco, destaca ainda que o apoio da esposa e nutricionista, Carol Cielo, do um químico responsável e o acompanhamento da Emater.

Em seu material de divulgação, a agroindústria traz os seguintes dizeres:

“A Família Stefanel, como várias famílias de descendentes de italianos, tem em seus antepassados um amor especial à terra, donde vem o sustento da família.

Resgatando uma tradição familiar iniciada pelo imigrante italianos Victorio Stefanel (nono Stefanel) há mais de um século, a aguardente ‘Gentil’ é produzida a partir dos canaviais cultivados em terras dos descendentes das famílias Stefanel e Tronco, em Vale Vêneto, na região da Quarta Colônia Italiana.

Todo o cuidados com o produto, desde o cultivo até a colheita, é feito pelos integrantes da família e parceiros, sempre buscando a qualidade e naturalidade do produto, permeando com novas tecnologias todas as etapas da produção para qualificar e diferenciar o produto final, que leva a marca ‘Gentil’.”

Com a liberação pelo Ministério da Fazenda, a intenção é de iniciar a comercialização para mercado regional.

O produtor destaca que a agroindústria está aberta a quem quiser conhecer e também estará expondo seus produtos durante o Festival de Inverno e Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, de 28 de julho a 4 de agosto. A Gentil Cachaçaria fica no distrito de Vale Vêneto em São João do Polêsine. Fone: 3289-1020.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Rádio Integração FM 98,5
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com