
Professor Luiz Oosterbeek
Será realizada nesta sexta-feira, dia 8, em Faxinal do Soturno, a palestra “Desenvolvimento sustentável, Geoparques e gestão do território” promovida pela Cátedra Unesco Fronteiras e Migrações. Ação é uma parceria do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e Geoparque Quarta Colônia.
Agendado para iniciar às 18h, na Câmara de Vereadores, a palestra será realizada pelo professor Luiz Oosterbeek, secretário do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humana, e terá entrada gratuita.
O início das atividades da Cátedra Unesco Fronteiras e Migrações, com sede na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorreu na última segunda-feira, dia 4, e é uma realização do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e da Secretaria de Apoio Internacional (SAI).
Segundo o coordenador André Soares, a Cátedra teve sua gestão durante o 1º Congresso Internacional de História da UFSM, em 2016, quando o professor Luiz Oosterbeek informou que a Unesco abriria, depois de vários anos, a inscrição de novas cátedras na área de Humanidades. Mas foi apenas em maio deste ano que o acordo entre Unesco e UFSM estabeleceu-se. Os objetivos: consolidar a rede já existente entre as universidades do Grupo de Montevidéu; criar projetos de pesquisa conjuntos e de caráter multidisciplinar e internacional; fortalecer e diálogo entre a área de Humanas com outras áreas do conhecimento; promover cursos e seminários; compreender de forma mais global a história local, regional e nacional; transformar as perspectivas de produção de conhecimento.
Com informações da UFSM.