O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) presta diversos serviços aos alunos da Rede Municipal de Ensino. As atividades ocorrem no turno inverso ao escolar e compreendem as áreas de Educação Especial, Fonoaudiologia e Psicologia. Os atendimentos acontecem de forma individualizada ou em grupo, na Escola Especial Jeviani Santini, localizada no bairro Medianeira, em Faxinal do Soturno.
Especialidades
As profissionais Iriana Alves e Cíntia Iop trabalham com a Educação Especial e atendem educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Já a Fonoaudiologia é desenvolvida pela profissional Bruna Roggia, que atente crianças que apresentam dificuldades na linguagem oral, escrita, na voz, na audição, nos órgãos e nas funções do sistema estomatognático. Já a Psicologia está sob a responsabilidade da profissional Marina Pilleco, que recebe alunos que apresentam dificuldades no processo de escolarização.
Encaminhamento
O acesso ao serviço do CAEE ocorre por meio do encaminhamento nas escolas, com avaliações e acompanhamentos dos profissionais.
Atendimento
O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, no turno inverso ao escolar. O serviço é prestado de forma especial, de acordo com a singularidade de cada caso e visando o desenvolvimento integral do público alvo. Há aulas individuais e também atividades em grupo, utilizando recursos lúdicos como principal ferramenta para a interação social.
Objetivo
O trabalho do CAEE visa desenvolver de modo integral as habilidades e competências das crianças e adolescentes, incentivando a autonomia, a cooperação e o espírito crítico e criativo. O atendimento ocorre de forma adequada às necessidades de cada aluno, com adaptação dos currículos, dos métodos, das técnicas e do material de ensino, proporcionando um ambiente emocional e social que favoreça a integração dos educandos e suas famílias.
Para a diretora do CAEE, Luciane Coradini, “a instituição acredita na qualidade do ensino através da valorização do ser humano, de forma reflexiva e crítica, considerando o sujeito como protagonista no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem”.
Fonte: Prefeitura de Faxinal do Soturno