A Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo de Restinga Sêca é uma das 300 escolas-pilotos no Estado selecionadas para a implantação do Novo Ensino Médio.
De acordo com o diretor do educandário, professor Marcelo Peixoto Marques, a proposta do Novo Ensino Médio busca incentivar o protagonismo juvenil e a formação integral do jovem, ao estabelecer uma estrutura curricular comum a todas as escolas e ao mesmo tempo possibilitar uma maior autonomia para os estudantes definirem os rumos da sua educação, de acordo com seus interesses e afinidades pessoais.
Dentro deste projeto, o educandário realizou uma ação diferenciada na quarta-feira, dia 26, envolvendo os pais e responsáveis pelos alunos que estiveram na escola para a retirada dos boletins com os resultados do primeiro trimestre.
Os pais foram convidados a responder um questionário. A ação denominada ‘Instrumento de Escuta’, tem o objetivo de diagnosticar aspectos que incidirão na oferta de diferentes itinerários formativos, a partir dos interesses e necessidades dos estudantes e com as possibilidades do sistema de ensino, bem como, consultar quais são as demandas da comunidade onde as escolas estão inseridas.
“Aproveitamos a presença dos pais no educandário para a retirada dos boletins para a aplicação de um questionário. Neste questionário, que também será aplicado aos alunos, será traçado um Raio-X da escola que se tem hoje e qual escola se espera”, explica o diretor Marcelo, salientando que após a aplicação deste questionário será elaborado o diagnóstico com as demandas da comunidade para se aprimorar um plano de flexibilização curricular.

Professores que atuaram na entrega dos boletins e na aplicação do questionário
A comunidade pode participar do processo através do Instrumento de Escuta clicando AQUI ou acessando o site: portal.educacao.rs.gov.br/novo-ensino-medio