Previous
Next

Entidades e indústrias buscam acordo em nova reunião de negociação

Uma nova tentativa de acordo para a definição do preço do tabaco para a atual safra será realizada amanhã, quinta-feira, 7 de março, entre as entidades representativas dos fumicultores e as fábricas de cigarros. Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, serão analisadas e debatidas as propostas da JTI, Souza Cruz e Philip Morris. “As três empresas manifestaram desejo de reabrimos as negociações para que possamos entrar num acordo que beneficie nossos fumicultores”, explica Werner.

A Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco é formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e pelas Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep). As reuniões, individuais (veja agenda abaixo), ocorrem na sede da Farsul, em Porto Alegre/RS.

PARA RELEMBRAR – A primeira rodada de negociação do preço do tabaco para a safra 2018/2019 ocorreu nos dias 05 e 06 de dezembro, na sede da Fetaesc, em São José/SC. Na ocasião, não houve acordo entre as partes, pois as propostas de reajuste no preço foram aquém do que as entidades entendem como necessário para uma lucratividade satisfatória para o produtor. A segunda rodada de negociação ocorreu nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede da Fetag, em Porto Alegre/RS, e resultou na suspensão das negociações. A decisão foi tomada pelas entidades, pois as propostas apresentadas pelas empresas ficaram abaixo da variação do custo de produção apurado tanto pelas empresas como pelas entidades para cada empresa, com exceção de duas empresas: uma, que apresentou proposta de reajuste com percentual acima da variação do custo de produção, mas um reajuste não linear; e a outra, apresentou proposta de reajuste acima do custo de produção próprio, porém, abaixo do custo apurado pelas entidades.

AGENDA:

8h30min – Reunião da Comissão

9h45min – JTI

10h30min – Souza Cruz

11h30min – Philip Morris

Fonte: Afubra

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com