Objetivando difundir conhecimentos técnicos sobre armazenagem e secagem de grãos, foi realizada na quarta-feira, dia 14, um Dia de Campo sobre o tema, na cidade de Dona Francisca. O evento, organizado pela Emater/RS-Ascar, foi realizado na propriedade de Valnei e Roselene Segabinazzi, localizada em Linha Grande, contando com a presença aproxima de 90 participantes.

A organização e apresentação do Dia de Campo ficaram a cargo dos técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Dona Francisca, com o apoio do Escritório Regional de Santa Maria. Apoiaram a iniciativa agricultores de Dona Francisca e de municípios próximos, bem como representantes da Sicredi, Importherm, Irga, Cooperativa Agrícola Mista de Nova Palma (Camnpal) e Secretaria Municipal de Agricultura.
Os participantes foram organizados em três grupos, que percorreram cinco estações, desde a Apresentação da propriedade por Roselene Segabinazzi e Igor Segabinazzi; Cuidados na construção de Silos Secadores e aquisição de equipamentos de movimentação; Manejo da secagem do arroz com uso de GLP em Silos Secadores; Classificação do Arroz e sobre Alimentação Saudável.
O evento serviu para repassar informações sobre as formas de secagem e condução dos grãos para evitar quebras e perdas e as maneiras de evitar grãos amarelos e outras imperfeições que desqualificam o produto. Durante a atividade, foram apresentados equipamentos que permitem automatizar e aumentar a eficiência da secagem dos grãos e discutida a importância da alimentação na manutenção da saúde.
No encerramento, a família Segabinazzi proporcionou uma confraternização, momento em que os participantes puderam socializar e apreciar diversos e saborosos alimentos feitos na propriedade, como rapaduras de amendoim, cucas e sucos.
Fonte e foto: Emater/RS-Ascar