Dona Francisca realiza neste final de semana, um dos eventos religiosos mais importantes do município: a Romaria dos Beatos Mártires Padre Manuel Gomes Gonzales e o Coroinha Adílio Daronch. Em sua 12ª edição o evento terá como atração, pelo segundo ano, a encenação da saga dos Mártires da Fé, um espetáculo que conta a trajetória desses dois personagens.
A apresentação do espetáculo da fé edição 2019 – ‘A saga dos Mártires da fé, Pe. Manoel e Coroinha Adílio’, acontece na noite de sábado, dia 21 de setembro, às 20h, em frente à Igreja Matriz São José. Com texto, direção e montagem de Ricardo Zimmer e produção de Rosa Cristina Kittel, secretária de Cultura de Dona Francisca, a apresentação conta com a participação de mais de cem atores, entre pessoas da comunidade e alunos da Escola Maria Ilha Baisch. O evento conta com o apoio do Poder Público Municipal, Paróquia São José, Escola Maria Ilha Baisch e Comissão Pró-Construção do Santuário.

Ensaios para a apresentação do espetáculo
A programação da romaria segue no domingo, dia 22. Às 9h tem início a procissão com saída do Monte das Cruzes, local onde está sendo construído o Santuário dos Beatos. A procissão será acompanhada por coroinhas, grupo de motociclistas, cavaleiros e comunidade, seguindo em direção a Igreja Matriz onde acontecerá a missa festiva, celebrada pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Rubert, com animação do Coral Vozes do Vale, e benção das chaves e das sementes. Logo depois será servido um delicioso almoço no Ginásio Cinqüentenário. No cardápio: churrasco, galeto, risoto, maionese, saladas e cucas. Valor R$ 30,00. E às 14h será celebrada a Missa da Saúde.
A saga dos Mártires da Fé
Os Beatos Padre Manuel Gomes Gonzales e o Coroinha Adílio Daronch foram martirizados no exercício de seus ministérios pelas causas da evangelização, no dia 21 de maio de 1824 e beatificados na Diocese de Frederico Westphalen em 21 de outubro de 2017. Atualmente tramita no Vaticano o processo de Santificação. Padre Manuel nasceu na Espanha. O Coroinha Adílio nasceu em Dona Francisca. Ele é o primeiro Coroinha beatificado no mundo.