Demanda é normal para troca da placa padrão Mercosul em Restinga Sêca

Desde o mês de dezembro do ano passado os proprietários de veículos automotores já podem adquirir as novas placas no padrão Mercosul. Em Restinga Sêca a demanda para a substituição não mudou a rotina de atendimentos no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA).

Ainda que não seja obrigatória a troca, alguns proprietários já estão realizando a substituição da placa. Podem realizar o processo os veículos novos, veículos que passaram por transferência de proprietário, veículos que passaram por mudança de município, veículos que trocaram de categoria e Veículos cuja placa atual não foi aprovada em vistoria e/ou está ilegível ou danificada.

Segundo Jair Régis Englert, coordenador do CRVA de Restinga Sêca, o motorista que optar por trocar a placa terá que se deslocar para outro município para que ela seja produzida: “A dificuldade em nosso município é que ainda não temos um estampador credenciado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), mas pelo que sabemos está em vias de ser obtido o mais próximo possível. As pessoas estão se deslocando para Santa Maria para conseguir a confecção da sua placa”.

A nova placa possui o mesmo tamanho da antiga, porém não consta mais o nome do município e estado, ficando somente o nome do país em destaque. Quando ao número de caracteres são os mesmos sete da anterior, o que mudou foi a quantidade de letras que, agora, são quatro, além de três números. Essa mudança possibilita oferecer uma maior combinação de códigos alfanuméricos.

Itens de segurança também foram alterados. “A placa não possui mais o lacre, mas foi substituído por outro item que parece ser bem melhor na segurança que é o QR Code”, destaca Jair, acrescentando que com o leitor de código de barras do aparelho celular é possível obter dados do veículo.

Até o momento não há prazo para que todas as placas sejam substituídas. A intenção é que a padronização ocorra gradativamente até 2023.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Rádio Integração AM 1310 e Jornal Integração Regional
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com | jornalintegra@hotmail.com

Jornal Deutsche Integration
Rua Germano Hentschke, 378
Agudo/RS

Fone: (55) 3265.2637
E-mail: jornalagudo@gmail.com