Previous
Next

De Restinga Sêca para Auschwitz, na Polônia


Monique Hentges é estudante de Direito da Antonio Meneghetti Faculdade

Estudante do sexto semestre de Direito da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), localizada no Recanto Maestro, em Restinga Sêca, Monique Hentges, de 20 anos, está na Europa a estudos desde setembro do ano passado e, nesta semana, teve a oportunidade de visitar o campo de concentração em Auschwitz, na Polônia. Conhecendo um pouco da história sangrenta da 2ª Guerra Mundial, ela foi a única brasileira a ser selecionada por um projeto desenvolvido por uma universidade da Itália.

Morando atualmente em São Sepé e tendo atuado recentemente na Defensoria Pública de Restinga Sêca, Monique está realizando um intercâmbio com a Università degli Studi, em Torino, na Itália, e que possui convênio com a AMF. Entre os conteúdos ofertados na instituição de ensino superior italiana estava o grupo de estudos sobre a 2ª Guerra Mundial, sendo que ela foi selecionada para participar de um seminário que debateria sobre o tema na Cracóvia, cidade localizada ao sul da Polônia.

Campo de concentração nazista em Auschwitz
Foto: Monique Hentges

Com o seminário realizado de 8 a 14 de fevereiro, Monique teve a oportunidade de ir para Auschwitz e conhecer de perto o campo de concentração dos nazistas, maior símbolo do holocausto, também conhecido por Shoá, que foi o assassinato em massa de cerca de 6 milhões de judeus durante a guerra. “É um lugar triste, cheio de marcas de um passado que não se deve repetir. Mesmo estudando toda a história, indo a Auschwitz, ouvindo os relatos de algumas pessoas, tendo todo o suporte de duas guias, eu não entendi o porquê daquele horror. Eu chorei, chorei muito. Saí de lá com muita dor no meu corpo e sem entender absolutamente nada. Um lugar que foi feito para exterminar seres humanos”, revela a estudante.

Monique está retornando para o Brasil neste domingo, dia 17, e pretende compartilhar a experiência e o conhecimento adquirido com todos.

Campo de concentração matou mais de 6 milhões de judeus na Polônia
Foto: Monique Hentges
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+

Rádio Integração FM 98,5

Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261 1030  |  3261.1270  |  3261 1707

radio-integracao@hotmail.com