Restinga Sêca sedia nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, a 1ª Prosa da Cultura, com o tema ‘As raízes femininas que sustentam o tradicionalismo e a sociedade’. O evento é uma promoção das prendas e peões da 13ª Região Tradicionalista, coordenação Cultural, prendas e peões do CTG Estância do Mirim, de Restinga Sêca e será a primeira ação do projeto CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha.
A expectativa é de participação de representantes de entidades tradicionalistas dos 17 municípios que integram a 13ª RT. A entrada é 1kg de alimento não perecível que serão repassados a entidades do município.
A programação inicia às 19h30min. A primeira prosa terá como tema será ‘Os 70 anos de Inclusão da Mulher no Tradicionalismo, tendo como mediadores prendas e peões da 13ª Região Tradicionalista. Às 21h terá coffee break, seguido da segunda prosa, com o tema: O Jovem Tradicionalista como agente transformador, mediado pela diretora do Departamento Jovem da 13ª RT, Aline Zuse.
“Sempre se fala o tradicionalismo, os CTGs tem que perpetuar, tem que continuar, então para que isso seja possível temos que trazer novas pessoas, trazer jovens, tem que discutir este papel que a gente exerce dentro da sociedade e do tradicionalismo e falar também do papel da mulher. Por isso será um evento muito importante para discutir o papel da mulher, o papel do jovem”, destaca a 1ª prenda do CTG Estância do Mirim, Juciara Pires.