
A Câmara de Vereadores de Restinga Sêca aprovou por unanimidade na sessão ordinária de 29 de julho, o Projeto de Lei de autoria do vereador José Solon da Silva, que instituo o Dia Municipal do Músico.
A data escolhida foi o dia 22 de junho, data do nascimento do músico Protógenes Solon de Melo. “ A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do professor Protógenes que há anos vem incentivando a música e novos talentos no município. É uma pessoa que não mede esforços, não tem dia, não tem hora, é inverno, é verão e ele sempre dedicado a tantas crianças, em ensinar este belo ofício que é ser instrumentista”, destaca o vereador José Solon.
Para o professor Protógenes Solon, é uma honra e um orgulho muito grande ter a data do seu aniversario como o Dia Municipal do Músico. “Me sinto muito orgulhoso por terem escolhido a data do meu nascimento, mas me sinto mais orgulhoso ainda pelo que o projeto significa para o município e para a classe musical. A ideia de homenagear as pessoas em vida é grande atitude, porque depois de morto não se precisa de homenagem, se precisa de reza”, enfatiza o homenageado.
De acordo com o projeto, a data deverá ser incluída na agenda dos departamentos municipais de cultura, educação, turismo, promoção e assistência social e esporte e lazer, com promoção de eventos alusivos à história, cultura, teoria e prática musical e em homenagem aos artistas, bandas e corporações da música local, regional, estadual e nacional. Também poderão ser criados honrarias e concursos culturais com a intenção de incentivar, apoiar, descobrir, fomentar, reunir e premiar os músicos e talentos artísticos locais.