Conselho Municipal de Educação de Restinga Sêca com muitas ações neste ano

O Conselho Municipal de Educação (CME) de Restinga Sêca, órgão normativo e fiscalizador do Sistema Municipal de Ensino, além de atender demandas oriundas da Secretaria Municipal de Educação, das escolas e da sociedade tem a grande responsabilidade este ano de acompanhar o trabalho de elaboração do  Currículo Referência do território municipal, a organização da formação continuada dos professores e a reelaboração dos documentos escolares, visto que a aprovação destes documentos deverá ser feita até o final do ano.

Além deste grande encargo, o CME iniciou as visitas às escolas, com o intuito de dialogar com professores e equipe diretiva acerca das atividades desenvolvidas, de como estão sendo feitos os estudos dos documentos que nortearão a educação em 2020, entre outros assuntos.

As sessões do CME acontecem nas segundas e quartas quintas -feiras do mês e são abertas para quem tiver interesse em assistir.

Dentre todas estas demandas que o município necessita, o Conselho de Restinga Sêca  coordena os CMEs dos 33 municípios da regional da Associação dos Municípios da Região Centro (AMCentro), dando todo o suporte necessário ao bom desenvolvimento dos trabalhos nestes municípios.

AVANÇAR É PRECISO E URGENTE

O ano de 2019 traz a real possibilidade para renovação, uma vez que é preciso adequar o currículo ao tão aguardado Referencial Curricular Gaúcho, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, através da Resolução nº 345, de 12 de dezembro de 2018.

As competências trazidas pela Base Nacional Comum Curricular pressupõem um novo estilo escolar, onde o aluno é o protagonista no processo de construção do conhecimento. Um aluno capaz de compreender e interpretar sua realidade, desenvolver sendo crítico e consciência e principalmente saber exercer sua cidadania. Em meio a tudo isso não podemos esquecer de planejar competências socioemocionais que irão se integrar ao conteúdo científico. Dentre essas mudanças ainda temos o fim do ciclo de alfabetização até o segundo ano.

Há de se afirmar que o Brasil deu um passo fundamental na busca por mais qualidade na educação, ao definir aprendizagens essenciais a todos os alunos. Mas temos grandes desafios, entre os quais a construção do Documento de Referência do Território Municipal e a adequação do currículo escolar a este documento.

Com a aprovação da BNCC em 2017, do RCG em 2018 é hora de avançar e construir o Documento de Referência de Restinga Sêca, documento que vai nortear a educação no município e será aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. Além disso, o Conselho também fará a aprovação, ainda este ano, dos Regimentos Escolares das Escolas Municipais, sendo que estes irão vigorar a partir de 2020.

Fonte: Conselho Municipal da Educação de Restinga Sêca

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Rádio Integração FM 98,5
Rua Augusto Rossi, 316
Restinga Sêca/RS

Fone/Fax: (55) 3261.1030 | 3261.1270 | 3261.1707
E-mail: radio-integracao@hotmail.com