Secretaria Municipal da Agricultura de Faxinal do Soturno concluiu na primeira quinzena do mês de agosto, a segunda etapa do Programa do Calcário. Ao todo, 228 produtores rurais do município foram contemplados com o material, que utilizado para a correção do solo. As entregas se referem ao período de 2018 a 2019.

Cerca de 1.700 toneladas do produto já foram entregues aos agricultores faxinalenses
De acordo com o titular da pasta, Paulo Ricardo Marzari, o “Paulão”, 187 agricultores receberam o calcário na primeira etapa e mais 31 foram atendidos na segunda leva. Ele afirma que 1.566 toneladas foram compradas com recursos do Governo Federal, do Ministério da Agricultura, através de emenda parlamentar e 175 toneladas vieram com recursos próprios da Administração Municipal.
O calcário é utilizado para corrigir a acidez do solo, aumentando a produtividade da lavoura em pelo menos 10%. Conforme Paulão, a quantia aplicada geralmente é de 2.000 a 2.500 quilos por hectare.
A partir do mês de setembro, serão abertas as inscrições para a terceira etapa do Programa, visando atender os agricultores que ainda não receberam o produto. “A meta é chegar a cinco mil toneladas e atender toda a população”, finaliza o secretário.
Fonte: Prefeitura de Faxinal do Soturno