O Dia do Colono e do Motorista e o Dia da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul (25 de julho) foram comemorados pela Associação Cultural Alemã de Restinga Sêca – Acares com uma celebração de gratidão no domingo, dia 21, junto ao Monumento do Imigrante Alemão localizado na Estrada Municipal Armando Gehrke.

De acordo com o presidente da Comunidade Evangélica Luterana de Restinga Sêca, Marcílio Zimmer, o Monumento do Imigrante Alemão foi criado há 85 anos, em 1934.
“Este monumento é uma obra de arte. Analisando com foi trazida esta pedra, foi preciso muitas juntas de boi e carroções para trazê-la até aqui. Tudo era manual, braçal, então a gente vê a união e a força que eles tinham na época”, destaca o presidente da Acares, Simildo Hatschbach.

Presente no evento, o vice-prefeito de Restinga Sêca, professor Vilmar João Foletto, afirma ser uma data que não pode ser esquecida. “Todos os anos estamos aqui reafirmando e relembrando a história dos nossos heróis, dos nossos guerreiros do passado, que vieram e formaram este grande município, com seu trabalho, seu suor, sua vontade de vencer.”
O evento contou com celebração de gratidão pelo jovem Jandir Raddatz e pastor Rubem Marcelo, leitura da história da imigração e também música, com Ilton Bevilaqua (gaita), Arlito Rockenbach (saxofone) e Carlos Alberto Pedroso (pandeiro).

Fotos: Francisco Bolzan