A agricultura familiar tem o cooperativismo e a cultura colaborativa como alguns de seus princípios e, por conta disso, a Casa de Sementes de Paraíso do Sul, localizada na propriedade da Família Huff, na localidade de Quilombo, se estabeleceu como uma alternativa de manutenção e ampliação da cultivação de alimentos naturais.
São mais de 200 tipos de grãos de sementes crioulas antigas disponíveis para os agricultores. Para ter acesso, basta a pessoa escolher os tipos de semente do seu interesse, levar para sua residência, realizar o plantio e, na colheita, devolver o dobro do que foi adquirido da Casa de Sementes, como por exemplo: O agricultor leva um kg de semente e, depois da colheita, devolve dois kg.
Para retirar os grãos é necessário agendamento com os proprietários do espaço pelos os telefones de contato: Felipe Huff (55) 996424111 e Gustavo Lüdtke 999259876.
Acompanhe abaixo a lista de sementes disponíveis na Casa de Sementes:
Sementes hortaliças: Pepino crioulo, coentro, pimentão verde, salsinha, trigo mourisco, melão amarelo antigo, abobrinha, feijão fava escarlate, feijão corda vermelho, quiabo gigante, melancia amarela, porongo cuia, porongo ovo, porongo casinha, porongo balão, porongo bolacha, porongo dinossauro, porongo bombinha, porongo mini ganso e flor crista de galo.
Sementes de grãos e tubérculos
Feijão: Mulatinho, paraná, banana, vagem roxa, guapo brilhante, italiano (vermelho), campeiro, chumbinho, folgado, azulão, urutau, veloz, esteio, tuiuiu, triunfo, netuno e carioca.
Milho: Cunha, cateto branco, bico de ouro, pixurum 05, brs 106, pipoca e doce.
Arroz de sequeiro: Japonês e aguilinha
Amendoim: Paraguaio, pintado e miúdo.
Batatinhas: Asterix e rosa maça.
Adubos verdes: Feijão guando mandarim, feijão miudo mix, feijão de porco, crotalaria juncea, crotalaria spectabilis, crotalaria ochroleuca, milheto, sorgo e mucuna cinza.