A Câmara de Vereadores de Silveira Martins realizou na noite de terça feira, dia 13, a Sessão Estudantil – Edição 2019. Na oportunidade, os estudantes assumiram a função de legisladores, discutindo, apresentando e votando matérias, proposições e usando até a tribuna para falar sobre assuntos de interesse do Município.
A atividade, que envolveu alunos das escolas João Frederico Savegnago e Bom Conselho, com idades entre 9 a 15 anos, corresponde a Lei Legislativa Municipal 475/99, a qual institui o Poder Legislativo Estudantil Simbolicamente.
Durante a Sessão, o espaço mais esperado foi o “grande expediente”, no qual os jovens ocuparam a tribuna, e em seus pronunciamentos reiteraram as principais necessidades de suas escolas, localidades e até propriamente do Município em geral, sendo que a maioria das reivindicações foram direcionadas a áreas do Esporte, Meio Ambiente e Educação do Município.
As atividades contaram com a supervisão e apoio de vereadores e servidores da Casa Legislativa. A Secretária de Educação Silvia Maria Fioreze, bem como professores, pais e demais estudantes acompanharam a Sessão, lotando o Plenário Getúlio Vargas.
Antecedendo a Sessão
As atividades deram inicio nas escolas, envolvendo alunos do 5º ao 9º ano. Nos educandários os estudantes realizam eleição para a escolha de seus representantes e após inicia-se a preparação para o dia da Sessão.
A eleição aconteceu no dia 15 de julho e teve cerca de 30 concorrentes. Durante todo dia, 140 alunos exerceram seu dever e elegeram os nove ‘Vereadores Mirins’ e seus suplentes. Foram eleitos:
Escola João Frederico Savegnago: André Cielo Vedoin, Lucas Weber, Pedro H. Chelotti Anversa e Brenda Laisa Riosa. Suplentes: Jean Lucas Righi Guerra, Eduardo Reis Gindri, Matheus Weber Gomes e Lavinia Baggio Girardi.
Escola Bom Conselho: Juliana da Silveira Costa, João Pedro T. Cielo, Érika Pivotto, Jackson dos Santos e Pietra Ramires. Suplentes: Ellen Gabbi e Ana Beatriz Franchi.
Na Casa Legislativa, os 9 alunos eleitos chegaram com seus discursos preparados e suas reivindicações elencadas para posterior apresentação em Plenário.
A Sessão Estudantil
A iniciativa tem por finalidade possibilitar uma maior aproximação entre o Parlamento e a comunidade. A Sessão Estudantil será realizada anualmente, em parceria com as Escolas do município.
O objetivo estimular a participação de alunos do 5º ao 9º ano a interagir e sugestionar questões relacionadas ao município e a sociedade.
Com informações da Câmara de Vereadores de Silveira Martins