Dentro do projeto Horta Escolar/Comunitária do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica de Silveira Martins, professores e alunos das escolas Municipal João Frederico Sanegnago e Estadual Bom Conselho, realizaram na tarde de terça-feira, dia 16 uma visita ao Colégio Politécnico – uma Unidade de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professores e alunos das escolas de Silveira Martins conferiram os trabalhos práticos produzidos por alunos e alunas do curso Técnico em Paisagismo da instituição, e também, tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura da floricultura e o trabalho realizado por docentes e discentes, o qual foi explicado e demonstrado pelas professoras Denise Estivalete Cunha e Marília Milani.

Também houve visitação a criação de coelhos do Setor de Cunicultura. O professor Alessandro Miola, juntamente com a bolsista Patricia Quatrin, explanaram sobre as atividades realizadas nessa divisão. Professores e alunos das Escolas de Silveira Martins também tiveram a oportunidade de acariciar alguns coelhos.

No setor da horticultura, uma atividade importante para a economia local e regional, a professora Tatiane Tasquetto Fiorin e o professor Alessandro Miola demonstraram as atividades, assim como, os procedimentos que são realizados nessa divisão. Os alunos e professores das Escolas de Silveira Martins aprenderam a técnica de cultivar plantas sem solo através da hidroponia.

O grupo também pode visitar as dependências do Colégio Politécnico. Por meio da fala do professor Alessandro Miola os alunos conheceram a história da instituição e a forma de ingresso nos cursos ofertados pelo Colégio. E conheceram ainda o Relógio Biológico, onde as alunas Jussara Pedroso e Liane Blaya discursaram sobre a importância e a maneira correta de consumir ervas medicinais (chás) e a estufa das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que de acordo com os relatos do professor Guilherme, são alimentos mais resistentes aos transtornos climáticos que podem ser consumidos.
Fonte: Formação Continuada dos Professores de Silveira Martins