Dentro das atividades do programa ”A União Faz a Vida”, a Escola Municipal Francisco Giuliani, de Restinga Sêca, está desenvolvendo o projeto ”Trabalhando as profissões”. O objetivo é fazer com que os alunos conheçam as diferentes profissões e suas atividades para auxiliar na tomada de decisão sobre a escolha de suas profissões no futuro.
As atividades envolvem os alunos da classe de aceleração do turno da tarde e alunos do 9º ano da escola, com a coordenação das professoras Giliane Saldanha, Sibele Costa e Marisa Marzari.
O projeto teve início com uma atividade lúdica quando os alunos revelaram quais profissões gostariam de seguir. Após foi exibido o filme ‘Escritores da Liberdade’ e houve uma palestra com a psicóloga Adriana Petry Estrella, sobre expectativas para o futuro.

As profissões mais apontadas pelos alunos foram: militar da Brigada ou Exército e advogado. Neste sentido, profissionais destas áreas foram convidados a participar de uma roda de conversa com os alunos. A ação aconteceu na sexta-feira, dia 6, e contou com a participação do sargento da Brigada Militar de Restinga Sêca, Rodrigo Ilha, da advogada Tatiele de Abreu Almeida e sua irmã, Larissa de Abreu Almeida, estudante de Direito, e do militar do Exército, Elói Walter.

A intenção é de convidar outros profissionais, empresários, comerciantes e empreendedores para apresentar aos alunos suas trajetórias e também realizar outras ações como a participação do evento ‘Descubra UFSM’, marcado para os dias 26, 27 e 28 de setembro na Universidade Federal de Santa Maria.
O programa A União Faz a Vida é desenvolvido em Restinga Sêca através da parceria entre Prefeitura Municipal, Sicredi e Cotrisel.