Indicada pelo deputado Adolfo Brito na escolha dos vencedores do Prêmio Folha Verde 2019, a Agroindústria Produtos Coloniais Weber, de Silveira Martins foi a vencedora no setor Agricultura Familiar.
A escolha dos vencedores do Prêmio Folha Verde 2019 foi realizada na manhã de 31 de outubro, por uma comissão julgadora formada por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal ligados ao setor. Promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, o processo de votação teve voto aberto e ocorreu no Espaço Convergência do Fórum Democrático
Comandado pelo presidente da Comissão de Agricultura, deputado Adolfo Brito, a Comissão Julgadora votou oralmente os seus favoritos. Os jurados receberam da secretaria da Comissão manual contendo informações detalhadas sobre as 165 indicações de 27 parlamentares; regulamentação do Prêmio e critérios para apuração dos votos e o registro de todos os integrantes da Comissão Julgadora.
Nesta nona edição, a premiação teve 165 indicações e a participação de 27 parlamentares, batendo o recorde histórico de indicações e participação de deputados.
“Ficamos muito felizes que Agroindústria Produtos Coloniais Weber foi selecionada como vitoriosa do Folha Verde, que é a maior distinção do Parlamento Gaúcho para o setor agropecuário. Com essa distinção, a agroindústria pode conseguir um destaque ainda maior no Estado”, afirmou o presidente da Comissão de agricultura, deputado Adolfo Brito.
A entrega da premiação ocorrerá em solenidade a ser realizada no Teatro Dante Barone, no dia 9 de dezembro, às 16h.

Integrantes da comissão julgadora
Agroindústria Produtos Coloniais Weber
A Agroindústria Produtos Coloniais Weber está localizada em Linha Base, interior de Silveira Martins. De propriedade de Gentila Felin Weber e seu esposo, Romildo Weber, tem como carro chefe a produção da “famosa Cuca Italiana”, além de outros produtos como, pães, bolachas, “grostoli”, “agnoline”, e massas caseiras.
A produção iniciou em 1979, quando dona Gentila, no intuito de ajudar na complementação da renda familiar e também valorizar o que aprendeu sobre a cultura italiana com sua mãe, Rosa, começou a produzir cucas italianas, produto típico da gastronomia da região. Atualmente a Agroindústria expõe seus produtos na Praça Central do Município, fornecendo à escola municipal e em eventos da região.
Fonte: Gabinete do deputado Adolfo Brito