O município de Restinga Sêca é um dos doze municípios do Brasil a receber os testes de preparação para o Censo Demográfico 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é de verificar se as soluções pensadas para o próximo Censo são viáveis. A atividade iniciada em 21 de setembro vai até 2 de dezembro.
As equipes do IBGE estão testando os questionários e a infraestrutura necessária para a aplicação do Censo no próximo ano. Todas as respostas são sigilosas e servem de base para o planejamento das cidades.
Ao todo, serão aplicados cinco testes em municípios diferentes: um teste completo, testes em terras indígenas, testes em terras quilombolas, testes em aglomerados subnormais (assentamentos irregulares) e testes por frações amostrais.
Em Restinga Sêca, assim como em Porto Alegre, os questionários são aplicados em terras quilombolas. O teste completo com coleta de dados de toda a população acontece em Poços de Caldas, Minas Gerais. Os testes em terras indígenas são em Jatobá, Tacaratu e Petrolândia, os três em Pernambuco. Testes em aglomerados subnormais (assentamentos irregulares) em Juiz de Fora, Minas Gerais. E testes por frações amostrais em cinco cidades: General Sampaio no Ceará, Ermo em Santa Catarina, Bujari no Acre e nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro.
Com informações da Confederação Nacional dos Municípios – CNM.